terça-feira, 31 de maio de 2011

Projeto Buxus Sempervirens (Buxinho)

Nome popular: Buxinho; Buxinha; Buxina
Nome científico: Buxus sempervirens.
Família: 
Buxaceae
Origem: Mediterrâneo, Oriente e China.


O Buxinho é um arbusto lenhoso muito utilizado na topiaria em todo o mundo, principalmente nos jardins do estilo clássico francês. Seu crescimento é muito lento, mas o arbusto pode alcançar de 2 a 5 metros de altura. Possui folhas muito verdes, bem adensadas, e são relativamente fáceis de moldar, pois seus ramos não crescem tão rapidamente.
Pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo, sendo comumente utilizada para a produção de bonsais. Sua madeira é muito dura e é utilizada em alguns instrumentos musicais.
Em jardins é utilizado com freqüência como planta para bordaduras, muros, desenhada ou não, e mantida sempre podada, proporciona um belo efeito ornamental. A forma de topiaria mais comum é a arrendondada.
Vale lembrar que sua folha possui um composto tóxico (buxina), mas só causa problemas quando sua folha é ingerida, o que é muito difícil acontecer. Para que a sua mão não fique irritada, é preferível o uso de luvas.

Como cuidar: O Buxinho cresce melhor em ambientes com alta luminosidade, preferencialmente em sol pleno, mas ele tolera sombra durante parte do dia, o que eu prefiro levando em conta que minha região no verão, o sol é muito forte, já vi várias espécies serem torradas no sol pleno, então mantenho em meia sombra, tomando o sol da manha. É uma planta rústica, e exige poucos cuidados de manutenção.
Faça regas freqüentes, mantendo o solo úmido, mas cuidado para não manter encharcado.
Pode ser cultivada em vasos grandes por longo tempo, se podada com freqüência. Para que a planta mantenha um visual compacto devemos fazer podas freqüentes. Geralmente uma poda por mês é suficiente, mas isso dependerá do crescimento da planta.


Como reproduzir: Podemos multiplicá-los por estacas obtidas do ponteiro, cortadas no final do inverno.


                         Buxinho recém transplantado e ainda sem forma, sem arame, crescimento livre!!!!




                      Depois da 1ª poda de alguns galhos e aramação, buscando a definição do estilo.

  O tronco que estava "escondido", ganhou destaque, até que com um bom calibre, levando em conta a tenra idade da planta.

Agora é somente aguarda o lento crescimento da planta, e exercitar a paciência!!!! Espero no futuro estar postando mais fotos deste projeto.

3 comentários:

  1. Boa proposta Doug !
    Parece com o trabalho que fiz no meu.
    Uma sugestão: o tronco está bem enterrado ficando com uma altura bem baixa. Quem sabe vc não desenterra depois ou tenta planta-lo sobre uma pedra. Seria muito interessante !

    ResponderExcluir
  2. Sim esta enterrado, mas como acabei de transplantar, vou esperar o desenvolvimento, contudo te garanto que nao esta muito enterrado, pois ja retirei um pouco da terra e as raízes estão muito perto da superfície. Devido a época do ano que nos encontramos agora(final do outono e inicio do inverno) resolvi nãoa arriscar, contudo adrageço o comentário sempre válido!!!
    Grande Abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Douglas, muito legal esse buxinho seu, como eu disse no FB, vo aproveitar seu post aqui pra pedir ajuda num que eu fiz no forum: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15834&start=15
    o meu buxinho não ta bem não =/
    Vou acompanhando seu blog
    abração!

    ResponderExcluir