quinta-feira, 19 de abril de 2012

Grandes Mestres - Jhon Y. Naka






John Naka



A OBRA PRIMA - GOSHIN


















A FUNDAÇÃO




Nascido em 16 de agosto de 1914 na comunidade agrícola de [Ft.] Lupton , no Colorado (noroeste de Denver), John Yoshio Naka foi o terceiro filho de Kakichi e Naka Yukino. O pai de João havia deixado sua esposa e os dois primeiros filhos no Japão em 1903 para vir aos Estados Unidos para encontrar a sua fortuna. Alguns anos mais tarde, a mãe de João chegou ao Colorado para se juntar ao marido com o filho. A filha ficou no Japão, com os avós. Mãe de João era uma das primeiras mulheres a vir para aqui do Japão, para que seu filho pequeno - John, dezoito anos mais jovem que seu irmão - era uma novidade para os amigos de seu pai, que tudo lhe mimado.Em novembro de 1922, quando ele tinha oito anos, a família de John mudou para o Japão. (O mais velho de João Sadao irmão ficou em Colorado agricultura tocontinue.) Seu pai, um filho único, voltou para a casa ancestral em Kurume em Kyushu ilha para cuidar de seu pai idoso, Sadehei, quando John avó paterna morreu. John e seu avô formou uma estreita relação - pai de João servindo como um tradutor para o primeiro ano ou assim - e Sadahei encorajados zest dinâmica do John para a vida. Sadehei-san lhe ensinou bonsai, bem como um repertório de provérbios japoneses. Estes eram parte das filosofias que João ouviu também em longas caminhadas na mata com seu avô.Um dia estes provérbios continuaria a rolar para fora da língua rápida John.
Sendo apenas um garoto, John inicialmente só podiam assistir o velho cortar e moldar as árvores. Então, ele só foi autorizado a fazer coisas como regar e arrancando ervas daninhas, até que ele era mais velho. John ficou muito perto de seu avô e, através dele aprendi a treinar e amo bonsai.
Há uma história que um dia, o avô pegou um pequeno pinheiro num vaso, e disse: "Yoshio, que tal fazer algo com isso?" Ele jogou a pequena árvore para o menino, mas John deixou cair. Ele caiu fora da panela e ramos foram quebrados. O menino estava em lágrimas. O velho pegou a árvore fustigada, tirou fora a poeira, e entregou-a ao menino. O avô disse: "Iniciar a esse ponto." Agora, foi dito que John acreditava firmemente que nada é perfeito na natureza. Olhando para trás, uma pergunta se o avô não estava deliberadamente tentando dar isso como uma lição para seu neto.
Sadahei faleceu em 1926, enquanto João estava na quinta série. No terceiro através de sexta série - depois de ter dominado Japonês - João era o melhor aluno de sua classe e, em seguida, completaram o Ensino Médio na cidade de Kurume.
John, é claro, estudou outros assuntos, incluindo aprender a ler e falar mais japonês - e, por extensão, chinês - e passou grande parte de sua infância no Chiriku Santuário Hachimanyu. Este era um lugar de orações, alegrias e tristezas de crescer profundamente amado. João por um tempo contemplado escolher a vida de um sacerdote zen-budista. (Quando mais tarde ele iria começar a dar aulas em bonsai, John adotaria o pseudônimo de "Chiriku", que também pode ser traduzido literalmente como "mil castanhas.")

Habilidades artísticas de João não tinha passado despercebido. Ele foi convidado a estudar desenho de paisagem. Foi então que ele aprendeu os fundamentos da relação de árvores, pedras e espaço. Quando ele tinha quase terminado sua educação formal em 1935, John recebeu o aviso de que tinha sido aceito em uma das mais prestigiadas escolas de arte japonesas. No entanto, seu pai tinha ouvido rumores de uma guerra iminente e temia por seu filho, que agora estava em idade de guerreiro. Os membros da família se reuniu e decidiu que John deve voltar ao Colorado. Todos os outros Nakas passaria o resto de seus anos na fazenda da família em Kurume (menos de cem quilômetros a nordeste de Nagasaki).
Aos 21 anos, John voltou para o Colorado para viver com seu irmão, Sadao, e estabeleceu uma fazenda de caminhão perto de Boulder. Há na primavera ele conheceu a jovem filha de um amigo de seu irmão, Alice Toshiko Mizunaga. John e Alice casar até o final de 1936, em Brighton, CO e passou a criar três filhos: Eugene, Robert e Richard. Em dias de neve John se sentava em frente a uma grande janela desenhar árvores, especialmente aqueles com grandes troncos.
Após vários anos de luta molas atrasados ​​e geadas precoces mais tempestades de granizo durante o verão, as Nakas decidiu que já estavam fartos da agricultura. A família se mudou para Los Angeles, Califórnia em 1946 atrasado, onde João fez paisagismo com uma ênfase especial nos jardins japoneses. Seu negócio cresceu, e ele continuaria isso até 1968. Em 1947 ele conheceu Sam (Tameichi) Doi, um dos primeiros homens conhecedores bonsai no sul da Califórnia, depois de ouvir sobre ele na barbearia local. A amizade durou até Doi voltou ao Japão em 1948. Ele incentivou John a ler livros sobre técnicas de bonsai e até lhe deu vários volumes. John procurou a obras complementares e subscreveu o idioma japonês Bonsai revista que foi editada e publicada por Norio Kobayashi. O trabalho de referência John preferência sobre todos os outros foi o 1934 Bonsai Geijyutsu (A Arte de Bonsai) escrito por Sawada Ushimaro. John começou a criação de bonsai sério, as lembranças de seus dias com o avô não ter desvanecido.
Seu primeiro bonsai deste ano foi um cipreste de Montezuma (Taxodium mucronatum), um 36 "de altura galão cinco podem espécime que foi decídua no sul da Califórnia. (Quarenta e um anos depois, esta planta vigorosa de crescimento seria, na sua mesma altura, tendo sua porção jin tinha de ser esculpida três vezes porque a madeira ao vivo continuou crescendo em torno da madeira morta. A árvore havia produzido pequenos cones duas vezes, e reside em um recipiente de alta qualidade chinês antigo que se tem mais de 300 anos de idade.) (Ver também 2004) 

John Naka's Montezuma Cypress, International Bonsai, 1988/No. 4, pg. 26
Montezuma John Naka do Cypress
(International Bonsai, 1988/No. 4, pg 26.)
Em 1948, John criou um de três metros de altura ereto informal Azul atlas cedro ('Glauca' Cedrus atlantica) bonsai. 1
Voltar ao topo




O professor local de 1950 até 1967




Em novembro de 1950, a Southern California Bonsai Clube foi oficialmente formada por John Naka e mais quatro amigos, Fusaji ("Frank") Nagata B., Furuya Morihei, Ai Sra. Okumura, e José Yamashiro, para trazer bonsai ao alcance de todos . Os três primeiros haviam sido apresentado a John por o referido Sr. Doi, que trabalhou para a Sra. Okumura e cuidava de sua coleção de bonsai. 
(Doi tornou-se professor Nagata e Furuya antes da Segunda Guerra Mundial Os três deles passou a ser atribuído ao campo de realocação mesmo em 1942 -.. Perto de Granada, no leste de Colorado, Amache foi o menor acampamento com capacidade de apenas uma pessoa 8.000 Enquanto estava lá, eles conseguiram colocar em uma exposição de bonsai improvisado para os seus outros internos. Depois da guerra, eles voltaram para Los Angeles.) 
Sr. Yamashiro havia cumprido os Nakas no Colorado durante a guerra e que eram conhecidos distantes. Aconteceu então que os Yamashiros mais tarde mudou-se ao lado dos Nakas na Califórnia. Aos domingos, as duas famílias que se reúnem regularmente. Enquanto o poeta e filósofo José Yamashiro e John trabalhou em árvores em miniatura no quintal, Alice Naka e Hanna Yamashiro perseguido seus próprios interesses. 
Os cinco alunos do bonsai ficou perto, gastando todo o seu tempo falando e trabalhando com bonsai. 
Agora, Srs.. Nagata, Furuya, e Naka decidiu mostrar as suas árvores no 1950 San Gabriel novembro de flor da queda e Vale Garden Show na E. Fannie Horticultura Morrison Center, em Pasadena. Quando eles chegaram, foram informados que os indivíduos não poderia exibir a menos que eles foram patrocinados por um clube. Sem hesitar um momento, o pensamento rápido Frank Nagata falou e disse que eles eram um clube. E qual era o nome do clube? Novamente, sem hesitação ou benefício da conferência: O sul da Califórnia Bonsai Clube. Eles estavam autorizados a entrar suas árvores, que ganhou um troféu e uma fita azul no Salão do dia seguinte. 
A demonstração também foi dado depois pelo membro mais jovem do grupo, John. Sua exposição inaugural de árvores foi a primeira vez que muitos norte-americanos tiveram a oportunidade de ver bonsai após a guerra. Dentro de dois anos John seria de ensino, em primeiro lugar os seus amigos mais próximos, e depois outros 
By the way, John e seus amigos decidiram fazer um homem honesto de Frank, e fundaram a organização que Frank havia nomeado, no quintal da Sra. Okumura. 
No treinamento por João deste ano foi um 30 "de altura azul prateado Atlas cedro (Cedrus atlantica var. Glauca).
03 de março -11, de 1951, o clube ganhou outro primeiro prémio, desta vez no Salão Califórnia Flor Internacional em Hollywood Park, em Inglewood. E no mês seguinte o clube ganhou um prêmio especial no Flor do sul da Califórnia e Primavera Garden Show, mais uma vez, em Pasadena.
Este ano, John começou a treinar um zimbro prostrado (Juniperus squamata var. Prostrata) no estilo Kengai ou cascata. Heighth da árvore do ápice de galho mais baixo viria a ser de 35 polegadas.

Professores, seu filho, Robert ciência, Ronald Marcos e Francis "Jerry" Hill, foram levados para casa para mostrar-lhes coleção de João de bonsai. Tão impressionado com as árvores eram eles que convidou João para acompanhá-los em uma excursão de sábado de manhã para as montanhas do deserto no sul da Califórnia. Este foi, em 1952.Eles partiram, e João, vendo pela primeira vez estas magníficas árvores a poucos metros de altura, mas retorcido e trançado diferente de tudo o que viu nos viveiros locais.Esse foi o começo da jornada semanal para o "Vale dos zimbros" para os próximos vinte e cinco anos.
A 28 "de altura zimbro prostrado com um tronco muito curvo foi coletada neste ano e iniciou a sua formação por João 2.

Interesse em bonsai estava subindo, o clube foi crescendo, e as exibições foram melhorando. No Salão da Primavera o clube voltou a vencer o fita azul.
Antes de o show abril 1953, a organização que agora foi feita por mais de quarenta membros - incluindo um caucasians poucos - mudou seu nome para o sul da Califórnia Bonsai Society. Sua finalidade era listada a promoção e divulgação da arte do bonsai. Além da primeira fita azul prêmio naquele ano o clube recebeu um prêmio especial e uma medalha de bronze.
Novamente em 1954, a Sociedade ganhou um primeiro prémio, mas este foi o último ano da Flor e Primavera Garden Show em Brookside Park, em Pasadena. Durante os próximos três anos, a sociedade não participar em quaisquer shows. As reuniões mensais foram dedicados à melhoria do bonsai dos agora mais de cem membros. 3








John Naka Best Show Award 1954 Bonsai Magazine Jan/Mar 2005, pg. 11
"João recebe o prêmio de Melhor Show para a exibição bonsai
na Assembleia da mola Pasadena e Garden Show
em abril de 1954. "
(Bonsai Magazine, BCI, Vol. 44., No. 1, Janeiro / Fevereiro / Março de 2005, pg 11.)
Um estilo Kengai Formosa azaléia (Rhododendron indicum var. Formosa), com um ápice de eventual período de ponta baixa de 34 polegadas, foi iniciado no treinamento por João em 1955.
Em 1957, John deu uma demonstração no Canal 5 KTLA "Bate-papo Jardim", com Joe Littlefield.
Em 20 de abril de 1958, a Southern California Bonsai Society, na esperança de tornar-se uma organização em todo o estado, foi renomeado The California Bonsai Society.John seria seu presidente por trinta e dois anos, exceto 1959 e 1960, quando co-fundador Morihei Furuya dirigiu o clube. O grupo apresentou a sua primeira exposição anual de árvores em miniatura no Museu da Califórnia de Ciência e Indústria no Parque de Exposições, em Los Angeles. John atuou como presidente show para o 27 de Abril - 4 Maio evento que foi com o tema "O que é o Bonsai?" A exposição foi considerado um sucesso enorme e programado como um caso anual. 4
Um dos estudantes que começaram com este ano foi Oki Ben. John logo percebeu o talento extraordinário Oki e eventualmente convidá-lo para ajudar John em muitas convenções em todo o país. 
A 27 "moyogi estilo glicínia (Wisteria brachybotrys) e um 11-tree elm estilo jangada (Ulmus sp., Eventualmente 17" de altura e 37 "de largura) começou a sua formação com John, em 1958. Em 4 de julho ele coletou uma oliveira de uma rancho de oliva em Fontana, CA. 5

John Catlin era o presidente mostra para "Bonsai - Velho e Novo" em 1959.
        Frank Nagata supervisionado "Early Spring Bonsai" em 1960. Por esta altura o show anual foi reconhecida como a maior exposição nos Estados Unidos e esse ano uma mensagem de felicitações foi recebida do primeiro-ministro Nobusuke Kishi do Japão 6.
        Também por este ano, Phoenix, Arizona professor bonsai Paulo Matsusaki tinha lido sobre Califórnia professor John Naka em um artigo de jornal local e, após uma série de trocas de letras, convidou João para vir a partir de Los Angeles para apresentar uma palestra-demonstração no ouvido Museu. John continuaria viagens quase anuais para Phoenix para dar oficinas para supervisionar e escavações, tanto para o local e as Sociedades Tucson Bonsai, pelo menos até 1978. 
Em 1960, John começou a treinar, entre outras árvores, uma de 19 "de altura escavado tronco estilo silverberry (Elaeagnus macrophylla), uma de 46" de altura escavado tronco estilo formal vertical Montezuma cipreste, e um 32 "koboku moyogi estilo golden-copo de carvalho (Quercus chrysolepis ),

John Naka fundou a Seinan (sudoeste) Bonsai Clube em 1961 (rebatizado Nanpu Kai em 1964). Este clube para os professores selecionados só veria muitos dos maiores talentos da Califórnia ao longo das próximas décadas. John também apresentou uma palestra / demonstração para a Southern California Association Jardineiros este ano (e do Japão America Society no próximo). Earl Donovan presidiu a Califórnia Bonsai mostrar à sociedade com o tema "Bonsai -. Uma arte viva"
"Florestas e Root-rock sobre plantações" foram apresentados na mostra 1962 para que caça Lewis estava no comando. E que de março a Sociedade incorporada como a Califórnia Bonsai Society, Inc.
Em 4 de abril, mesmo dia em seu primeiro neto nasceu, John recolheu um zimbro Califórnia (Juniperus californica) no país deserto. Em honra de 1962 (o "Year of the Tiger"), de 33 árvore "de altura mais tarde seria chamado Tora (Tigre). (A árvore é considerada a mais longa formação de qualquer Juniper Califórnia.) 

'Tora', ABS Bonsai Journal, Summer 1985, front cover
"Tora"
(ABS Bonsai Journal, Verão de 1985, capa)

Em novembro, outro zimbro Califórnia foi coletado. Aos 32 "de altura, isso seria chamado Ryu (Dragão), porque existe uma rivalidade mítica entre um" Tora "e" Ryu "para ver quem pode se esforçar para obter algo que só um pode possuir.
Este ano, John começou a viajar para outros estados, incluindo a Costa Leste para ensinar e demonstrar. 

Para os próximos três anos William Hatashita foi presidente dos shows: "Preview de Verão" (1963), "A Arte de árvores em miniatura" (1964) e "Primavera de boas-vindas com Bonsai" (1965). 
Desde que John era fluente em japonês, começou a escrever para Norio Kobayashi em 1963 e as duas cartas trocadas e informações. Isso levou a um convite de Kobayashi a João para ver o Kokufu-10 Exposição de Bonsai no Parque Ueno, em Tóquio. Esta seria a primeira visita de João para o Japão desde que ele voltou para os EUA em 1935. 
Em 1965, John e Alice Naka visitou pela primeira vez o Kokufu-10 , a exposição final do mundo. Nessa apresentação 39 dos melhores árvores do mundo - que são escolhidos com antecedência por um painel de juízes que ver uma fotografia de cada um dos participantes perspectiva - um dos bonsai foi por um artista cego. Sua bela árvore tinha sido carinhosamente moldado pelo toque cuidado apenas, saber o tamanho ea posição de cada ramo, a sensação de folhas sadias. John foi movido por este auge de interesse em sua arte escolhida.
Enquanto, em Tóquio, Kobayashi e John se reuniu várias vezes eo autor / editor viu que o jovem professor foi apresentado aos líderes fugures bonsai japonês. Estes incluíram Yoshimura, Kato, Shinkichi, Takeyama, Murata, Chugun, Kawasumi, e Tahagi. Kobayashi deu a John um cartão de visita comentada que ajudou John com outras introduções durante a sua visita. Kobayashi foi uma fonte de encorajamento e foi responsável por convencer John a procurar e utilizar plantas nativas norte-americanas como materiais de bonsai e não confiar nas plantas tradicionais utilizadas para japonês bonsai. João voltou do Japão e seguiu o conselho do velho mestre do 7.
Além disso, uma floresta de sete árvores de zimbro (J. chinensis var. Foemina) foi organizado por João este ano. O selecionado plantas cultivadas em campo foram criados em casa de João em Compton, Califórnia. Os quatro pés de altura da árvore principal tinha sido treinado em primeiro lugar em 1954 e vaso sozinho. As outras árvores foram seleccionados e em vaso individualmente como o espírito moveu (de um modo o inverso do sistema de Kawamoto em que as árvores são desenvolvidas em grupos para ser usado como indivíduo bonsai mais tarde). John lembrado com carinho uma floresta perto de Cryptomeria um santuário no Japão e queria emular a majestade dessas árvores em sua nova criação. Quando ele tinha sete árvores que ele precisava, John arranjou o grupo em um belo 31 "x 22" bandeja oval. George Yamaguchi, Richard Ota e vários outros amigos o encorajaram a nomeá-lo. John pensou nas qualidades da floresta perto do santuário, que o inspirou a criar o grupo - venerável, santo, solene e sublime. O nome que ele escolheu para este bonsai especial foi Goshin ("goh-brilho", protetor ou guarda do espírito). 
O plantio inicial tinha apenas sete árvores, e no momento em que João tinha apenas sete netos. Orgulhoso de seus netos como foi sua floresta, neto mais velho de John perguntou: "Que árvore é comigo?" John respondeu: "Você não pode ser feliz, porque o mais antigo é o menor." Mas seu neto estava bastante contente, pois John sempre disse a ele que os dois mais importantes árvores da floresta são os menores e maiores. 8

John apareceu no Canal KNBC "Survey 65" para falar sobre bonsai com o apresentador Bob Wright. 9
O show de 1966, "Natureza em Bonsai", foi dirigido por George Yamaguchi.
Ele também dirigiu o ano seguinte "Bonsai -. Ontem e Amanhã" Este show décimo anual foi estendida para duas semanas de duração e permitiu que cerca de 60.000 espectadores para ver o visor.
A primeira edição [quase anual] de Bonsai, na Califórnia, foi publicada pelo California Bonsai Society e impresso no Japão em 1967. Cinqüenta e sete fotos b & w de árvores dos membros, nove imagens de suiseki, cinco artigos curtos sobre bonsai, e um sobre a estética de pedra que viram fez esta questão página 50 mostra que comemora o décimo clube anual. (Vol. III, em 1969 viu as primeiras fotografias a cores, incluindo uma de Goshin. [O nome científico correto é dada na legenda, mas o Inglês é listado como "Needle juniper."]) Questões subseqüentes seria tudo ou predominantemente cores , e haveria alguns artigos, incluindo os de John Naka e alguns de seus melhores alunos, para cima e professores oriundos em sua própria direita. Entusiastas de outros clubes que retornam das mostras anuais têm trazido regularmente cópias de ambos estes e os calendários lindos importados apresentando fotografias de tamanho das árvores japonesas. Assim, mais exemplos de qualidade americano e asiático bonsai poderia ser estudada para os próximos anos. Slides e fotos seriam mostradas ou repassados ​​para trazer outros membros atualizados sobre as experiências de convenções. John tomaria as fotografias de capa e editar e fotografar muitas das questões 10.

A que foi a primeira exibição de uma obra "nova" por John Naka, Leroy Fujii do Bonsai Phoenix Society estava no comparecimento. Depois Leroy e sua Tad irmão correu para John em um restaurante, e Leroy parabenizou o professor sobre a perfeição Goshin 's. John declarou que ele não estava satisfeito ainda com ele ... (Durante várias visitas quase anuais do clube de Phoenix para os shows da Califórnia Bonsai Sociedade e viveiros LA-área bonsai, colecção privada de João foi visitada ocasionalmente ou então alguns momentos foram obtidos com o professor entre as sessões na mostra.)





O professor local de 1968 a 1969






A Exposição 11 anual da California Bonsai Society atraiu cinqüenta e oito mil pessoas em 1968. 
A edição de verão da América Bonsai Society Journal Bonsai 's apresentou uma fotografia da capa sépia por John de um zimbro Califórnia(californica J. Carr.) como estilo de Frank Nagata. 
No ano seguinte, b & w fotografias de John de "uma plantação agora famoso grupo de agulha zimbro" [sic] tanto enfeitou a capa da edição de fevereiro da Revista Bonsai ( Bonsai Clubs International ) e edição da Primavera de Bonsai Jornal. John também atuou como consultor para o roteiro do "Mr. Ozaki Tree" episódio de "Family Affair" CBS-TV, um Don Produção Fedderson. (O programa iria ao ar 22 de janeiro de 1970) 12.

"Bonsai Oeste 1969" foi a convenção quinto do Bonsai Clubs Association (que tinha sido rebatizada Bonsai Clubs International (BCI) no ano anterior), mais uma vez encenada no Golden Hall Park Gate de Flores em San Francisco. O evento de dois dias em fevereiro incluiu uma manhã palestra-demonstração por locais professor Toshio Saburomaru e uma da tarde por John Naka em sua primeira aparição fora do sul da Califórnia. 
Um precursor das produções amplamente expandidas essa convenção-frequentadores têm vindo a esperar hoje, "Bonsai West" era para ser o último esforço combinado do norte da Califórnia clubes e BCI. Após a sua conclusão, a associação dividido. BCI movido Leste, tornando-se uma forte organização internacional que é hoje. [Os clubes área mais localmente orientadas Bay iria passar a ser fortes componentes na fundação 1978 doGolden State Bonsai Federation (GSBF), outra história de sucesso. Ambas as alianças continuou seus mútuos objetivos básicos de promover a educação ea arte do bonsai para todos, enquanto atingir metas distintas geográficas.] 
Em Junho, John realizou um workshop com demonstração para a Bonsai Cincinnati Sociedade com alguns membros do clube de Indianápolis, em atendimento 13. 



O PROFESSOR NACIONAL, 1970 a 1974




De 10 Abril a 12 de 1970, o americano Bonsai Society (ABS) Simpósio foi realizado em Dallas, TX e palestrante John Naka foi tão bem recebido que ele foi convidado para o evento do próximo ano, em julho, em Norfolk, VA. Uma foto-artigo "Magic Com Naka" na edição de Primavera 1970 daRevista Bonsai preservada a transformação passo-a-passo de um zimbro creche-crescido, a queda tinha tanto problema de 1971, uma fotografia de rosto e história ilustrada de "A floresta que cresceu em Norfolk. " Nove grandes berçário crescidos zimbros foram transformados no último demonstração.Em 1971 (e novamente em 1973), John deu aulas de demonstrações no Canal 23 "Jardim Master" programa de TV. Ele era um convidado de Pensacola, Florida botânico, Dr. William Benette 14.
E este ano viu o primeiro dos passeios John Naka conduzidos a essa terra. (Outros seriam feitas em 1973, 1977, 1978, 1979, 1981, 1983, 1985 e 1992). Ao retornar a partir dessas viagens, John imediatamente experimentar uma nova técnica ou dois na frente de seus alunos em oficinas previamente agendadas. As novas técnicas japonesas, então, ser disseminada adicional. Outros professores retornam de viagens da mesma forma compartilharam seus conhecimentos e continuar a desenvolver esta forma de arte viva. 
Começando com a edição de fevereiro, a revista do BCI Bonsai incluído por um tempo haiku ou Senryu escrita por John e traduzido para o Inglês por Davina Kosh. As formas 5-7-5 sílabas do verso japonês - Haiku tradicionalmente deve ter uma palavra sazonal e limitar-se a coisas reais registrados pelos sentidos, enquanto Senryu inclui intangíveis, tais como o senso de humor, sentimentos e pensamentos diretamente - têm sido escrito por João, enquanto ele continua a estudar com um professor reconhecido das formas. John regularmente entra em sua poesia para concursos na área de Los Angeles publicação japonesa. Um desenho de linhas por Naka-san acompanhado cada peça na revista Bonsai 15.

No início de 1972, John deu uma demonstation livre especial e palestra para o New York clube, que foi seguido por uma oficina para pôr em prática os aprendizados. Para a área de Boston Nordeste clube, John escolheu 10 plantas diferentes para que cada membro recebeu um esboço do João para passar a trabalhar até que o estilo. Um fotógrafo foi retida para gravar a demonstração Naka; e outros não foram permitidas de modo a reduzir a interferência com John e com vista dos membros. Slides e estampas coloridas foram disponibilizados a todos depois. John também realizou oficinas para o clube da Pensilvânia na Filadélfia. 
"John sempre foi para a Flórida durante o inverno, uma das suas primeiras visitas foi em março de 1972 foi uma noite fria em Fairchild Tropical Gardens, onde, em um edifício protegido, o Clube Bonsai do Miami tinha arranjado para um fotógrafo de jornal Miami Herald. tomar slides de demonstração de John. luzes de inundação e toda manipulação do outro foram criadas para o grande show. eu estava nervoso porque eu tinha sido selecionado para encontrar uma árvore adequada para John para trabalhar. No meio do piso em sua panela, ! era uma jabuticaba, bem mais de seis metros de altura, uns bons 12 centímetros mais alto que John John trabalhou e posou para o fotógrafo há mais de três horas -. ele fez um show maravilhoso Afinal palmas e elogios foram acalmou, João disse: "Eu gostaria de te dizer uma coisa eu aprendi uma palavra nova hoje à noite japonês cuss -.! jabuticabas ' Foi uma noite bastante. Quando estávamos saindo para a noite, John se virou para mim e disse: 'Mayna, eu acho melhor você colocar essa árvore em um vaso maior. " Desconhecido para ele, na Flórida, onde bonsai estava em seu estado nascente, que teve no maior pote disponível! A árvore viveu comigo durante muitos anos e desenvolveu muito bem. Eu dei-lhe a Jim Smith em Vero Beach há vários anos e ele refinou ele e exibiu em BSF 2001, em Orlando. Parecia ótimo! Ele só vai lhe mostrar que, embora a árvore foi escolhida por um novato, ele foi concebido por um mestre e que lhe deu as bases para se tornar uma obra-prima. Mayna Hutchinson (Miami, Flórida) " 
De 14-28 maio, a Califórnia Bonsai Society realizou sua Exposição Anual de 15. Isso foi em conjunto com o 50 º aniversário do Museu de Ciência e Tecnologia, que patrocina o evento. Houve um recurso especial mostrando de bonsai emprestado da Casa Imperial Japonesa. 
Em conjunto com o show, em 20 de maio do Condado de Los Angeles premiado John uma comenda "por suas contribuições excepcionais para a amizade Japão-americano, fornecendo as pessoas de Los Angeles e da Nação com a capacidade de compreender e apreciar a beleza e importância da Cultura Bonsai ". 
16

Pelo segundo ano consecutivo uma articulação BCI-ABS convenção foi realizada, desta vez em julho de 1973 em Atlanta, GA. O tema foi "Crescendo Juntos". John Naka foi um dos manifestantes de clientes para os 503 delegados - que lhe deram uma ovação em pé após a introdução do Komai Khan.João trabalhava em uma grande de 200 anos na Califórnia zimbro que tinha sido escavado a partir do lado de uma montanha dois anos e meio antes.Ele foi ajudado com este estilo de troncos por Ben Oki e Goya Frank.






John Naka Juniper Bonsai May 1973 pg. 14
"John Naka, fiel à tradição se subordinou
ao seu Bonsai na Foto de um Juniper nativa. "
(Bonsai Magazine, BCI, vol. XII, n º 4, Maio de 1973, pg 14.) 

João também fez uma palestra-demonstração no Canal 4 KABC "expressões Leste / Oeste" para o episódio "Bonsai -. Eco da Natureza"
Longwood Gardens, perto de Kennett Square, PA, comprou um Juniperus californica de John para a sua coleção. Encontrado nas montanhas da Califórnia e severamente prejudicado pelo ambiente, este espécime mais velho em sua coleção foi estimada em cerca de 400 anos de idade.
Zimbro João floresta Goshin foi aumentado para onze árvores - "uma para cada um dos meus netos" - em um 32 recipiente "longo deste ano 17.
O ano também viu a primeira edição de seu excelente trabalho, técnicas de bonsai , que cresceu a partir de uma muito menor "mimeógrafo Bonsai Para Iniciantes Classe" panfleto. Ele contém quinhentos b & w fotos e ilustrações e dezesseis pratos coloridos que retratam todos os aspectos da arte.Enquanto a reprodução de fotos melhorado nos livros posteriores, técnicas de bonsai continua a ser um recurso precioso. Apenas um punhado nua dos livros emitidos antes dessa época já comprovaram sua durabilidade, mantendo-se acréscimos úteis para uma biblioteca entusiasta. Muitos dos outros, especialmente em os EUA, eram "prática" livros de amadores dedicados que tinham valor apenas alguns anos de experiência. Fotos de suas árvores em treinamento não eram terrivelmente educacional, e estes livros são agora de valor histórico apenas. 
Uma fotografia de um 27 "H bonsai estilo de John (abaixo) foi a capa da revista primeira cor BCI Bonsai em dezembro. Dug no final de outubro 1956 esta 7-1/2" beleza diâmetro do tronco foi um dos primeiros de John zimbros coletou Califórnia.



John Naka California Juniper cover of Bonsai, Dec 1973


John Naka era tanto um manifestante eo mestre de cerimônias para a articulação BCI-ABS Convenção realizada em Pasadena, Califórnia, em julho de 1974. Dois plantios florestais - uma com 23 Juniper foemina amostras - foi criado por ele, entre resolução de problemas e permitindo que os entusiastas de ver sua coleção pessoal de árvores em sua casa 18. 
John Naka demo, International Bonsai Digest Bonsai Gems, 1974, pg. 89
"O quadro mostra a possível relação da árvore principal com a segunda árvore."
(Juyne M. Tayson, MD (ed.), International Bonsai Bonsai Digest Gems, Outono de 1974, pg. 89)




O professor internacional de 1975 a 1981




Na primavera de 1975, John deu um workshop promovido pelo Bonsai Hukyu Society em Tampa, FL. Início de abril o vi na estação Federal Usina Introdução em Glenn Dale, MD poucos dias após a chegada do bonsai 53 do Japão como a maior parte do dom do Bicentenário do país para os EUA (O previamente ano, tanto John e Yuji Yoshimura - veja abaixo -.. manifestaram a sua disponibilidade para servir como consultores e auxiliar na formação e manutenção da coleção Isto proporcionou garantias adicionais para os diretores da Nippon Bonsai Association que a cobrança seria bem cuidada) John caminhou através da coleta com a curadora Bob Drechsler dando sugestões. John destacou que várias das tratamento jin (ramos mortos retidos nas árvores) necessários com o conservante cal-enxofre de intensificar a sua brancura. Depois de John esquerda, Bob obteve a cal de enxofre e pintou o jin - que prontamente transformou-amarelo-laranja. Sendo relativamente novo em cuidar de bonsai, Bob ficou horrorizada com a cor.Mas depois de alguns dias, o jin ficou branca de neve como deveriam ser. Socorro! 
Em maio de John Thomas recebeu o Massachusetts Horticultural Society Medalha de Roland por seus esforços incansáveis ​​e generosos para mais de 25 anos para difundir o conhecimento de bonsai em todo os EUA e para trazer este campo de horticultura para um grau superior de arte e requinte.Mais tarde, John era um manifestante na julho 2-06 Bonsai Clubs International Convention, em Miami Beach, FL, onde ele deu uma "conversa de giz" em seus desenhos magníficos. 
O jogador de 23 árvore-all-foemina floresta zimbro que João criou em Pasadena, em 1974, foi ganha em uma rifa pelo art Hellberg de Santa Barbara.João permitiu que a floresta a ser sorteado na condição de sensei ser autorizados a mantê-lo por um ano e alimentá-la. Com fora da cidade, João compromissos da primavera e início do verão, a floresta tinha crescido prodigiosamente sem atenção. O mestre teve que gastar cerca de seis horas dando-lhe um "haircut" e religação-lo. (Pense em quanto tempo que teria levado um amador ...) Além disso, disse ele, duas das árvores menores precisava ser substituído. Finalmente, em 6 de setembro de 1975, coincidindo com uma das expedições regulares de João para o clube de Santa Bárbara de classes, a floresta chegou. O jornal local tinha enviado um fotógrafo para registrar o evento. John tinha escolhido 23 seja o número de árvores, comemorando sua idade quando conheceu sua esposa, Alice, que também estava lá para esta ocasião tão esperada. Transportado para sua nova casa após a aula da tarde, a floresta - e site - recebeu aprovação final do John. 
Em seguida, o primeiro Australian National Bonsai Convenção e Show foi realizada entre 31 de outubro e 2 de novembro. Os convidados de honra para que fosse John Naka e Yuji Yoshimura . No ano anterior à Convenção BCI, em Pasadena, John foi convidado para vir para Sydney por Rita Cromarty, Rich David e Willmott Zillah, todos os membros da fundação da Australian National Bonsai Association. Down Under, John trabalhou arduamente dando demonstrações e workshops em todo Sydney. Esperando no aeroporto para a sua partida, John foi convidado por Zillah permissão para fazer uma carteira de seus esboços que tinha feito nas oficinas. sensei prontamente concordou, e quando pressionado para a permissão por escrito, ele assinou a autorização no material que só eles podiam encontrar naquela hora de atraso - o interior de um maço de cigarros vazio. A edição limitada 500 cópia resultante de 52 de esboços de John revelou-se muito popular. 






Alan Walker & John Naka 032576
Alan Walker e John Naka, 03/25/76. (Foto cortesia de Alan Walker, 05/11/07) 
John foi um dos vinte e dois colaboradores de artigos para o BBG em 1976 Bonsai para interior manual, que foi editada por Constance T. Derderian."A poda Pode Fazer a Diferença" (pp. 26-29) inclui nove desenhos de Naka. 
As cerimônias de dedicação oficiais teve lugar em Washington, DC para o dom do bicentenário de 53 bonsai do Japão para os EUA durante a Convenção BCI de Julho, que foi realizada em conjunto com este, John Naka estilo um bonsai Buttonwood. 29 de julho a agosto de 1 em Philadelphia, PA João manchete do Simpósio ABS. 
Em 20 de novembro, uma exposição foi realizada no Museu de Arte Moderna de Caracas, Venezuela colocar pelo Venezolano Club de Bonsai. John Naka e Jorge Lucero demonstrada. Mais de três mil pessoas visitaram o primeiro dia. O display também foi coberto pela TV ao vivo. John também ensinou no Peru esta viagem 19.

O National Bonsai Colecção Guia foi editado por John e Yuji Yoshimura, em 1977. John abriu e fechou a Convenção BCI em Chicago, com palestra / demonstração em julho 06-10. Segunda viagem de João para a Austrália foi feito este ano, e depois de 2 semanas em Sydney, ele foi para Melbourne, Victoria, durante uma semana.

Entre 10 de fevereiro e 12, 1978, João conduziu o Houston Bonsai Society através de todas as fases relativas à criação de bonsai bom. Para a palestra-demonstração John trabalhou em várias plantas diferentes, inclusive japonês teixo (Podocarpus), azaléia, azevinho, e zimbro. Todas as críticas e oficinas estavam cheias, este último utilizando tanto coletados e viveiro para os seus materiais. Este foi o segundo ano consecutivo em que a Sociedade trouxe o sensei para Houston para uma oficina. 








Alan Walker photo: John Naka and Ben Oki, 03/78
John Naka e Oki Ben no Lago Catahoula no centro de Louisiana, 03/78.
(Foto cortesia de Alan Walker, 05/11/07) 

Na convenção do BCI este ano de 19 de julho a 23 "País Bonsai" em Portland, OR, Saburomaru Toshio e John foram os artistas convidados.

John foi eleito presidente de Produtos de guindaste, um Pico Rivera, CA importador de ferramentas Kaneshin artesanais bonsai do Japão.
Na articulação do BCI-1979 ABS Convenção de 4 de julho a 8 em New York City, Yoshimura Yuji Naka John e Frank se aposentar Okamura do Brooklyn Botanic Garden foram os artistas convidados. O processo incluiu uma série de programas para os participantes de língua espanhola da América Central e do Sul, e um "Open House" no BBG e do jardim japonês lá.
A terceira viagem para a Austrália foi feito este ano e desta vez ele pegou em Brisbane, Queensland. A segunda carteira de seus esboços da oficina foi produzido. Mil exemplares foram impressos, a amostragem, tanto a visita do 1977 e um presente. Hoje ambas as carteiras australianos são ainda procurados, mas eles não são mais impressos. John era o artista primeiro bonsai em que país a tomar uma grande árvore antiga e transformá-lo em os "ossos" de um bonsai. Foi personalidade dramática de John e sua capacidade de fazer seus anfitriões e participantes da oficina todos os outros à vontade em sua companhia, para fazer uma experiência memorável bonsai para todos eles. Devido à grande popularidade de João não, a Austrália foi capaz de trazer outros mestres de os EUA, como Melba Tucker e Khomai Khan.
O ano viu a colaboração de John com Richard K. Ota e do Japão Keko Rokkaku apresentar técnicas de bonsai Para Satsuki. 







National Bonsai Collection Guidebook



Bonsai Techniques for Satsuki

Na primavera de 1980 Naka-san demonstrado com árvores ciprestes italianos e discutidos horticultura japonesa no Parque Mitchell Pavilion antes de mais de 100 pessoas. Este evento foi patrocinado pelo Milwaukee, WI Bonsai Society e no condado de Milwaukee Sistema Park. Um artigo naSentinela Milwaukee coberto meia página e incluiu duas fotos b & w de John em ação. 
"Bonsai - Uma Ponte para a Amizade Internacional" foi o tema do BCI Convenção 03-06 julho, em Honolulu. Grande mestre japonês Saburo Katomanchete com John. 
Primeira palestra de João / demonstração na África do Sul ocorreu em outubro. Para a maioria desse mês ele espantou o público e ganhou amigos com a sua envolvente e muitas vezes estilo humorístico em Joanesburgo, Pretória e Cidade do Cabo. 







Alan Walker photo: John Naka & Goshin, 1980
John Naka e Goshin, 1980. (Foto cortesia de Alan Walker, 05/11/07) 
John visitou os viveiros de bonsai na China em 1981, observando o tamanho maior geral das árvores (por causa da exibição em grandes jardins, santuários e pátios), as formas menos definidas e estilos (devido à falta de professores com conhecimento) e do belo, bem concebido potes antigos ", assim como eu sonhei que seria." Nesta turnê - o que levou John - o grupo também parou em Hong Kong para ver a coleção pessoal de Yee-sun Wu, e depois foi para o Japão para participar da Exposição Nacional de Satsuki há 20.
John também visitou a Índia nesse ano, a realização de demonstrações e workshops usando árvores nativas do país como parte da Semana Bonsai primeiro do Grupo de Estudos de dois anos de idade Bonsai da Associação Indo-japonês. 
Com Yuji Yoshimura, John manchete para o Atlanta, GA ABS Simpósio 09 de julho a 12. 
E o Golden State Bonsai Federação Convenção em San Diego a partir de 13 de novembro a 15 viu John como o artista principal. 
Ele retornou a Caracas, Venezuela, no mesmo ano. 






O professor internacional de 1982 a 1992












Bonsai Techniques



Bonsai Techniques II
João Bonsai Técnicas II foi publicado em 1982. (Este eo primeiro iria ver a tradução em quatro idiomas até o final da década.) Os 442 páginas e 1.005 b & w fotos e desenhos de linha fez esta leitura obrigatória na prática da arte do bonsai. A maioria dos livros anteriores, em Inglês inclinou-se mais para o conhecimento básico de horticultura e técnicas para manter as árvores vivas. Com o tempo, esse material passou a explicar a estética envolvidos no estilo e modelagem 21. 
Techniques du bonsaï 1Bonsai-Technik 1Techniche Bonsai 1Técnicas Del Bonsái
Techniques du bonsaï 2Bonsai-Technik 2Techniche Bonsai 1Técnicas Del Bonsái II
Français 
Deutsch 
Italiano 
Español 

Em abril, a California Bonsai Society, Inc. e California Museum of Science and Industry Exhibition Bodas de Prata foi realizada. 
No mês seguinte, John demonstrou antes do Bonsai Pennsylvania Society que poderia ser feito com menos de material perfeito. Quatro não para venda plantas defeituosas foram obtidos a espaços o Rosade Bonsai estúdio está de volta e se transformou em dramática bunjin estilo de espécimes. 
John era um dos professores de destaque no Simpósio ABS em College Park, MD (24-26 junho), e, em seguida, 7 de julho a 11 de BCI em Cleveland. 
Durante sua segunda viagem à África do Sul, John também demonstrou nas cidades de Durban e East London 22.

Para o simpósio vigésimo aniversário da Sociedade de Bonsai da Grande Nova York, em abril de 1983, Yuji Yoshimura e John Naka foram o palestrante principal / manifestantes. Eles, então, intitulado 06 de julho a 10 para a Convenção BCI em Orlando, FL 
John também fez uma árvore de 31 Alberta abeto floresta palestra / demonstração em Junho. As árvores variou de 1 a 22 "de altura com 1/32" a 1-1/2 ", respectivamente, os diâmetros dos troncos dispostos como uma cunha recuando em um 16 x 22" bandeja oval que era de dois centímetros de profundidade. 







Alan Walker photo: John Naka, Yuji Yoshimura, Bill Valavanis, Chase Rosade, Orlando, 070983.
John Naka, Yuji Yoshimura, Bill Valavanis, e Chase Rosade em Orlando, FL, 07/09/83.
(Foto cortesia de Alan Walker, 05/11/07)


E Naka-san foi um dos quatro principais professores que participaram de uma série de artigos de mestrado de Design de Internacional da revistaBonsai. Cada artista foi autorizado a discutir o seu próprio projeto especial para o estilo determinado. Estilo este ano foi ereto informal, 1984 teria o Cascade, 1985 seria oblíquos, e 1986 veria o Formal Vertical. Cada artista foi atribuído 100 pontos para dividir entre os elementos designados pertinentes ao seu projeto bonsai, e cada esboços fornecidos que foram prestados em um formato padronizado 23.

Depois de exibi-lo na Filadélfia Flor Mostrar 10-17 marco para algumas quarto de milhão de pessoas, John apresentou a sua obra-prima florestal zimbro Goshin à Colecção Nacional de Bonsai em Washington, DC, em março de 1984. A composição foi a primeira residente do novo americana Bonsai Pavilion ea maior bonsai no Arboretum Nacional. Foi um pouco mais alto do que o 49 "de altura, único tronco vermelho japonês (Pinus densiflora) doado pela Casa Imperial em 1976. Na recepção em homenagem John, Goshin foi dramaticamente apresentada contra uma tela de ouro, e foi o bonsai somente na sala de . 
Em abril de 28-29, a Segunda Internacional Europeu Bonsai Simpósio foi realizado em Mannheim. Dezenove países e clubes de trinta e três bonsai naAlemanha foram representados. Simpósio de registro foi de seis centenas de pessoas. Centenas de bonsai - muitas muito velho, e tudo refinado e espumantes com a beleza - estavam em exposição e à venda. John Naka foi o artista convidado, e ele demonstrou pela derrubada de três árvores de 8 pés de altura para fazer um plantio de 18 polegadas com jin. Um segundo plantio era no bunjin estilo. Quatro monitores de televisão transmitido a demonstração, que também foi transportado por um intérprete alemã. John então passou a Inglaterra e Escócia. 
British Columbia, Canadá hospedado John em junho. 
Durante a articulação BCI / ABS Convenção em Seattle, WA, cerca de 480 participantes foram ensinados pelos gostos de John, Ogasawara Shinji, Kaneshiro Haruo, e outros dez. "Gemas da Orla do Pacífico - Bonsai e a Cidade Esmeralda" foi realizado a partir de 04 de julho a 8. 
Uma foto b & w de Goshin estava na capa da edição de Verão de Bonsai ABS do Jornal. 
Um grande jardim japonês anão zimbro foi podada e ligada no estilo cascata literatos por João em setembro 8-9 no simpósio Internacional de Bonsai Arboretum, em Rochester, Nova York. 
Em outubro, a Primeira Internacional Sul Africano Bonsai Convenção em Joanesburgo incluiu uma exposição de bonsai e suiseki, e manifestações de John e do Japão, Shigeo Kato. O tema foi "Bonsai -. Beleza e Harmonia" John tinha sido na África do Sul desde setembro e, novamente, incluiu visitas de campo para coletar pedras visualização bonitas que ele trouxe de volta para sua casa no sul da Califórnia 24.

Em 1985, John Naka veio para as Filipinas com um grupo de turistas, principalmente de americanos. Ele realizou uma palestra de um dia que incluiu a remodelação de algumas árvores. O evento é considerado o ponto de viragem para bonsai no país. Naka foi o sensei primeiro a falar sobre o assunto lá e os membros do Bonsai Filipinas Society, Inc. (formalmente organizada em 1975) assistiram à palestra em pleno vigor. Sua defesa para "as regras" foi bem aceita. Após essa visita, o seu segundo livro se tornou disponível e se tornou a bíblia bonsai lá, também. Posteriormente, quase toda árvore foi reestilizado e julgado em shows de acordo com as "regras". 
 
 A tampa da primeira cor de Bonsai Bonsai da América Society Journal havia uma fotografia da Califórnia John Juniper Tora. (Fotos da árvore tinha por esta altura também apareceu nas miniaturas Time-Life Livros e Bonsai (1979) e duas publicações da Associação Japonesa de Bonsai.) O primeiro de uma série de "Pergunte aos mestres" entrevistas também foi nessa edição e, claro, estava com João, que por esta altura está listada como tendo viajado para 34 estados e 18 países estrangeiros. 25
         Uma página inteira de anúncio do visor b & w para Green King, "O novo fertilizante bonsai do Japão", fez sua deput no Internacional Bonsai,1985/No. 3, página 28. Uma imagem de John com o depoimento assinado "Eu estou usando fertilizantes Rei Verde no meu bonsai" é destaque mostrado no lado direito do anúncio que iria aparecer em quatro edições sucessivas. 
Em 3 de novembro, o Imperador Hirohito do Japão concedeu a João, o mais prestigioso prêmio por um cidadão não-japonês, a quinta classe da Ordem do Sol Nascente. Cinco dias depois, John e Dan Inglaterra Barton manchete em Palm Springs, CA para a Convenção GSBF 26.

Uma fotografia a cores de Goshin apareceu na capa de maio / junho de 1986 Bonsai do BCI.
Uma junta BCI-ABS convenção foi realizada 09 de julho a 13 em Washington, DC Havia mais de 500 participantes provenientes de doze países que comemoram o décimo aniversário da Colecção Nacional de Bonsai. Headliners incluiu John Naka (California zimbro) e do Havaí Haruo "Papa" Kaneshiro (chinês banyan). 
Uma carta datada de 29 de julho foi enviado da Casa Branca para John. "Caro Sr. Naka:. Parabéns por ter sido homenageado pela Bonsai Congresso Internacional Você fez uma contribuição extraordinária para a compreensão e apreciação da beleza e do significado da cultura japonesa através de Bonsai, enquanto utilizando materiais nativos americanos seus talentos únicos trouxe. muitas honras e estou muito contente de ver este fez fama mais recente de suas realizações. Nancy se junta a mim ao enviar os nossos melhores votos de sucesso continuado. Atenciosamente, (assinado) Ronald Reagan. " 
O ano também viu John e Shinji Ogasawara do Japão fazer um tour de demonstração de Barcelona e Valência, Espanha. João visitou a Suíça em nome de Pio Notter, presidente da 2000 membro forte suíço Bonsai Clube e demonstrou em um pinheiro de montanha coletados. E John visitou sua antiga escola em Kurume, Japão, doar exemplares de seus dois livros ao seu instrutor e diretor que ainda estavam vivendo lá. 
Volume 2 de uma nova série de técnicas de mestrado vídeos Bonsai caracterizado John escultura e refinando a madeira morta em troncos e galhos. A alta qualidade da fita de 40 minutos foi produzido no Japão, tem narração Inglês, e está disponível através do Internalional Bonsai Arboretum, em Nova York. (Em setembro de 6-7, John mostrou o desenho informal vertical com um pinheiro japonês preto antes de 200 inscritos no simpósio o Arboretum de.) 27

John manchete para o Simpósio ABS em Nashville, TN junho 25-27, 1987, e em seguida foi um dos professores internacional 30 junho - 4 julho na Convenção BCI em Minneapolis / St. Paul, MN. 
Compilação Nina S. Ragle de 287 provérbios apresentados em Japonês e Inglês de John Naka, Mesmo Monkeys Fall Out of Trees , foi publicado. O título refere-se ao fato de que pouco reconhecido, sim, senhores mesmo bonsai pode cometer um erro. Nove desenhos de John e dezesseis por Jamie Lee Sugarman ilustrar este livro abrange a filosofia por trás de muitas das técnicas. 







even monkeys fall out of trees




A Convenção GSBF em Anaheim de 05 de novembro a 8 foi o local da primeira aparição de Masahiko Kimura fora do Japão. Knicknamed o"The Technician Mágico" Kimura realiza projetos fantásticos e às vezes inacreditável bonsai com o uso de ferramentas elétricas. Para suas demonstrações, ele usou dois diferentes zimbros. Durante estes e sua oficina de dez alunos, Kimura assistida cada aluno em sua maneira empática quieto, enquanto John Naka traduzido (como sempre fazia para os principais eventos que caracterizam bonsai mestres japoneses)28.
John foi destaque em um episódio da série da PBS "O Jardim da Vitória", que foi ao ar em 28 de novembro.

John Naka realizou uma demonstração e workshop em 23 de abril e 24, de 1988 para o quinto anual Mid-Atlantic Bonsai Festival realizado em Willow Grove, PA, antes de uma reunião de doze clubes.
Volume 1 do Masterworks de Bonsai série de fitas de vídeo tornou-se disponível ©. Vinte e três magníficas árvores da coleção de João foram exibidos neste programa educacional e de entretenimento com qualidade broadcast.
06 de julho a 10 viu John como um dos artistas em destaque no Simpósio ABS em Montréal. Três dias depois, João estava com Yuji Yoshimura na Convenção BCI em San Antonio, TX, onde João recebeu o Prêmio de Serviço Meritório BCI para o serviço ao bonsai acima e além do direito normal.
De 20 de outubro a 23, John e Ben Oki foram os headliners no 16 º Sociedades anuais Bonsai da Flórida Convenção em Miami Beach. E quatro dias depois, João ensinou na Convenção GSBF em Santa Rosa, CA.
Este ano, John demonstrou uma segunda vez na Suíça, mais uma vez denominar um pinheiro de montanha coletadas para Pio Notter
E o cedro atlas azul que John havia começado quarenta anos antes recebeu o nome de Ginpo ("Silver Phoenix). Aos trinta e sete centímetros de altura e em um recipiente de cerâmica Tokoname, a árvore seria doado em 1990 à Colecção Nacional, em Washington, DC). 

O primeiro Mundial Bonsai Convenção foi realizada em Omiya, Japão - o centro do mundo do bonsai arte para a maior parte deste século - entre 06 de abril e 9 de 1989. Seu tema foi "Paz Mundial Através de Bonsai". Quase 1.300 entusiastas de vinte e oito países se reuniram para o evento no qual três mestres japoneses deram dezenas de palestras e demonstrações. João era também um manifestante manchete. 
O programa incluiu uma exposição de árvores de vinte e dois representantes do grupo designado de 300, que são conhecidos como obras-primas importantes Bonsai e são mantidos pelo governo japonês como parte da família Imperial. Estes bonsai representa o nível mais alto de valor, artístico, científico e histórico, e são geralmente apenas em exibição no interior do recinto Palace - muitas vezes não é visto pelo público em geral. As árvores são exibidos com dignidade e graça em valiosa antiguidade bonsai recipientes. Eles são o trabalho de gerações de artistas e são um verdadeiro nacionalismo património cultural. 
A reunião inaugural formal do Bonsai Friendship Federação Mundial (WBFF) também foi realizada agora. No planejamento desde 1980, o WBFF foi organizado como uma organização internacional sem fins lucrativos a ser regidas por nove diretores - John Naka foi eleito Vice-Presidente do Conselho em 1987 - representando nove mundo bonsai regionais federações. Sua finalidade é incentivar uma profunda amizade e compreensão mútua através da arte pacífica compartilhada de bonsai. 
João escreveu o prefácio, tanto na edição inaugural da revista Bonsai Hoje (maio-junho de 1989, pg 4.) E à tradução de Inglês ClássicoNippon Bonsai Associação Bonsai do Japão (Tóquio e Nova York: Kodansha International). 
Também em 1989, uma das árvores de João foi transferido para a Coleção Pacific Rim Bonsai em Federal Way, Washington estado. A Companhia de Weyerhaeuser abriu a coleção para o Outono. Esta árvore em particular era um 29 polegadas de altura sweetgum Oriental(Liquidamber orientalis), um "livro perfeito" - é claro - formal estilo vassoura de pé em formação desde 1965. O inusitado Bizenware recipiente John selecionados para este bonsai foi estimado em mais de um século de idade. Sua cor quase negra contrasta deliciosamente com as laranjas de ouro de folhas a obra-prima da queda. A mesma edição da International Bonsai que incluía a história do sweetgum tinha uma fotografia da capa de um zimbro Califórnia em cascata em um recipiente Tokoname em forma de tambor. John tinha recolhido a árvore em 1978 e tinha investido muitas horas de precisão escultura para criar e refinar tanto a madeira morta e do tecido vivo do tronco. 29

Na década de 1990 ABS Simpósio em Columbus, OH, John era o artista principal (27 junho-1 julho). Três dias mais tarde para a convenção BCI em Honolulu, japonês Saburo grande mestre Kato foi o headliner com Shinji Ogasawara e John. 
Em 1 de outubro, quase dois anos após a sua inovadora a John Y. Naka Pavilion foi dedicado, como era a Coleção Nacional de Bonsai na América do Norte (NCNAB), que seria abrigado em que Pavilion. Este foi um marco em um esforço colaborativo pela Fundação Nacional de Bonsai e o National Arboretum EUA para apresentar bonsai ao público como uma arte. O Bonsai japoneses e chineses Coleções Penjing eram nessa época as exposições mais populares no Arboretum. 
Cerca de mil pessoas que representam organizações de bonsai em todo os Estados Unidos e Japão se reuniram pela dedicação com funcionários do Departamento de Agricultura dos EUA, que opera o Arboretum. Saburo Kato (presidente da Fundação World Friendship Bonsai e Diretor Representante da Associação Bonsai Nippon) apresentou a escritura do Pavilhão Naka e da escritura do NCNAB para John.Depois de um discurso comovente no qual ele comentou como seu coração estava cheio neste dia e dizendo ao público que seu grupo plantioGoshin representada seus netos - que eram, de fato, com ele naquele dia - John apresentaram os dois atos com o USDA 
A Fundação Nacional de Bonsai foi organizada como uma corporação sem fins lucrativos em Washington, DC John Naka, Yuji Yoshimura, e ex-Diretor Arboretum Dr. John L. Creech foram eleitos como conselheiros honorários para a Fundação. 
As árvores iniciais incluíram o cedro azul ('Glauca' Cedrus atlantica) de João e um olmo casca japonês cinzento (serrata Zelkova) de Yuji Yoshimura, assim como belos exemplares por vários de seus alunos que eram agora os professores respeitados em seus direitos próprios. 
O Pavilhão Naka é o segundo edifício do Museu. Abriga o NCNAB, o escritório do curador, eo Harry Hirao Centro de Recepção, em homenagem a um dos alunos de João, o respeitado artista de Califórnia bonsai e suiseki e colecionador. Conectado ao Pavilhão Naka é o Yoshimura habitação Centro de uma sala de palestras e workshop com o nome do "Pai de Bonsai Popular no Mundo não-oriental." 
Em seu discurso de congratulações, Fredric Ballard, presidente da NBF, conferido John o nome de "Padroeira do Bonsai". Embora enfrentando conquistas que enchem cinquenta páginas impresso de computador, John Naka manteve-se um divertido pessoa amorosa e humilde, sempre pronto a vir com um chiste e uma risada. Dizendo que seus alunos favorito dele é "deixar espaço para as aves a voar através" dos ramos do bonsai. 
E embora tivesse feito muitas viagens para o Japão, país que ainda era o único lugar em que este professor internacional se recusou a realizar as aulas. "Eles querem me ensinar, e eu lhes digo que é como tentar pregar para Buda." 
(Um excelente ereto informal grosso-ropelike-trunked floração de romã (Punica granatum), coletados a partir de um antigo jardim em 1963 e formado por Alice T. Naka seria, posteriormente, também serão doados para o Bonsai Nacional eo Museu Penjing.) 
Em novembro, John e Alice se mudou de Los Angeles para o subúrbio de Whittier, CA. Muitos de seus alunos assistidos na planta e transferência de equipamentos. John planejava pelo menos parcialmente retirar mais de suas atividades de bonsai 30.




Naka Sketch Automobile Windshield Sunscreen
Um dos desenhos de João de um pinheiro foi impresso em um protetor solar pára-brisa automotivo feito de papelão e vendidos pelo (CA) Tanpopo Bonsai Clube para o Nacional de Bonsai Foundation.Em 21 de fevereiro de 1991, na cidade de Cali, na Colômbia o latino-americano Bonsai Federation (LabF) foi formalmente organizado. O encontro coincidiu com a celebração de "Cali-Bonsai-10 Anos". Entre o impressionante co-signatários do Acto Constitutivo foi WBFF Vice-Presidente, John Yoshio Naka.
O Internacional Bonsai Congresso em Birmingham, Inglaterra correu de 26 de julho a 28. Havia mais de 600 participantes de vinte e dois países. Nove professores de quatro nações estavam entre os palestrantes e os manifestantes do evento. John Naka desenhado um pinheiro japonês gigante negro. Esta convenção também incluiu uma exposição de bonsai das melhores árvores dos trinta participantes clubes britânicos. A turnê européia após a Convenção incluiu pára para viveiros na Alemanha, Suíça e Holanda.
31 de outubro através de 3 de novembro viu João em San Diego, CA, como parte do "Bonsai Fiesta" GSBF Convenção.
E João escreveu o prefácio para a arte chinesa de bonsai e potted paisagens do Yinchun Shen, Kwok Beulah Sung e Sung CB 31.

A Convenção IBC'92, "Magic in Memphis", teve lugar de 21 de maio para 25 em Memphis, TN com Masahiko Kimura e Naka John como os artistas convidados. O referido LabF realizou sua primeira reunião formal aqui 32.
E em 1992 John foi escolhido como um dos homenageados treze para receber uma bolsa do Patrimônio Nacional . Um subsídio único de R $ 5.000 é concedido a cada um dos artistas mestre exemplares populares e artesãos que foram nomeados por seus pares. Os critérios de nomeação são a excelência, autenticidade e significado dentro de uma tradição artística particular. Os nomeados devem estar participando ativamente de sua forma de arte, ter um registro de em curso realização artística, e ser digno de reconhecimento nacional. 
John se tornou o artista bonsai primeiro a receber este prestigiado prémio. As discussões entre os folcloristas e curadores de arte ao redor da mesa, em seguida, centrada sobre se ou não o cultivo de bonsai deve ser considerada uma forma de arte em tudo. Como é verdade também para a cerimônia do chá, um dos pináculos de expressão artística japonesa, a formação de árvores em miniatura não é compreendida por pessoas de fora culturais. A arte meditativa, geralmente praticada em solidão, o cultivo de bonsai é uma prática intensamente pessoal sem necessidade de audiência. A importância cultural e artística clara de João ganhou ao longo dos painelistas naquele dia. Ninguém poderia negar que a transformação da natureza em um objeto de beleza não era arte. Na época, ele recebeu sua bolsa, John disse: "Ele tem um começo mas não tem fim. Um broto de hoje torna-se um ramo de amanhã." 33




O professor internacional de 1992 a 2004




A segunda Convenção Mundial do Bonsai Bonsai Friendship Federação Mundial (WBFF), "Novos Horizontes", foi realizada em Orlando, FL de maio 27-31, 1993. Este foi, em conjugação com as convenções BCI e ABS. Saburo Kato, Yuji Yoshimura, e John eram os cabeças de cartaz para os mais de setecentos delegados que participaram. 
"Um Jamboree Bonsai" em Irvine, CA João viu como um dos headliners para a Convenção GSBF 04 de novembro a 7.

De 03-06 novembro de 1994 uma junta BCI / GSBF convenção teve lugar em San Jose, CA. Convidados de honra foram John Naka, Toshio Saburomaru, e Yuji Yoshimura. Entusiastas que frequentam a partir de fora deste país veio de Canadá, México, Guatemala, Porto Rico, Brasil, Holanda, Itália, Austrália e Japão. O GSBF buscava estabelecer coleções permanentes de bonsai obra-prima em duas áreas diferentes do estado. A Biblioteca Huntington e Jardins teria Colecção Sul-34.
Em 25 de março de 1995 John doou um bonsai de oliveira para o Golden State Bonsai Colecção Federação no Jardim Botânico Huntington. Esta foi a azeitona que ele havia coletado em 4 de julho de 1958. 
Uma entrevista com John foi impresso no setembro questão do tipo BONSAI alemão periódico (# 14). 

De 30 de agosto através de 3 de setembro de 1996 John foi o headliner para as Sociedades de Bonsai Florida convenção estadual 24 anual, realizada em Fort Lauderdale.Esta convenção foi um dos mais bem-sucedido para o estado em muitos anos. Tendo John foi o destaque para os mais de 250 participantes que vieram de todo os EUA, a América do Sul e Caraíbas. Nove outros artistas e professores estavam lá, também, mas era a aparência de Naka-san que chamou essas pessoas de tão longe. John realizou uma oficina de mestre para 10 dos participantes sortudos que tiveram a sorte e rápido o suficiente para se inscrever e tirar vantagem de sua perícia. Ele fez uma crítica árvore especial 10 da exposição, bem como generosamente gastar uma infinidade de horas de assinar seus livros 35.
20-24 março de 1997 foi o show do 40 º Aniversário da Sociedade de Bonsai Califórnia. Ele apresentava uma de duas partes "aposentadoria" demonstração por John Naka, competentemente assistidos pelos gostos de Ben Oki, Mel Ikeda, Ernie Kuo, e os alunos estrela semelhante do grande mestre. Roy Nagatoshi foi o mestre de cerimônias. Spry e divertido aos 82 anos, Naka-san poderia ainda exercer com destreza uma cadeia médias empresas viram para esculpir um grande Califórnia zimbro, solicitando várias ferramentas de seus alunos mais graduados em japonês. 




Mel Ikeda and John Y. Naka, 1997Mel Ikeda e John Naka. 

Ben Oki, John Naka, Mel Ikeda, and Roy NagatoshiBen Oki, John Naka, Mel Ikeda, e Roy Nagatoshi. (Tanto em 1997 como fotos por RJB) 







Pedaços notáveis ​​da filosofia Naka-san soube que incluem:



"Bonsai não é o resultado: que vem após o seu prazer é o que é importante.".
"Ele deve ter filosofia, botânica, arte, qualidade humana por trás de ser um bonsai."
"O bonsai não é você que trabalha na árvore, você tem que ter o trabalho de árvore em você."
Esta convenção também incluiu quinze oficinas, desenhos de benefícios, fornecedores, banquetes, ea exposição de Bonsai: Treasures of the Heart no Botanical Gardens Huntington. Aqui, a coleção permanente-Sul foi oficialmente inaugurado com uma dúzia de melhores composições dos artistas locais, alguns exemplos verdadeiramente magníficas deste hobby. A maioria, se não de todos estes espécimes devem algum do seu moldar os ensinamentos de John.
De 21 de Maio a 24 de João, Marybel Balendonck e Melba Tucker estavam na Bonsai Nacional eo Museu Penjing, em Washington, DC Eles visitaram a abertura da Exposição Bamboo lá e também para enfeitar muitas das árvores na coleção 36. 



Alan Walker photo: John Naka and Budi Sulistyo, 10/97
John Naka e Budi Sulistyo, 10/97.
(Foto cortesia de Alan Walker, 05/11/07)

John estava em Seul, na Coréia como parte do 3rd World Bonsai Convenção do WBFF (24-28 outubro). Esta foi a última WBC em que John participou / participaram.
De 12 de junho - 17, João era o convidado de honra em Pisa, Itália, do Bonsai e Convenção Européia suiseki 1998. Este ano Marc Noelanders 'Bonsai livro Artefoi publicado com um prefácio escrito por John. 


RJB with Goshin
RJB com Goshin em Washington, DC, julho de 1998.




Em abril de 1999, John foi para o Arboretum Nacional de três dias para o trabalho direto feito em Goshin. Ele trabalhou em uma série de outras árvores também. 
Alguns anos atrás, John ligeiramente deslocada suas artes criativas. Quando ele era um jovem adulto que tinha sido pintar a óleo e estilo bonsai. Quanto a este último veio para a frente, ele percebeu que não poderia dedicar-se adequadamente para ambas as disciplinas. Então, John arrumar suas pinturas e continuou essa forma de expressão através de seus desenhos feitos antes de desenhar árvores anãs. Agora em seus anos dourados, mas ainda muito ativo, o mestre mantém sua coleção de bonsai em forma show e ainda ensina três classes, embora não tão frequentemente como costumava fazer. E ele já começou a tomar aulas para retomar seu conhecimento com pintura a óleo. Lamentando e exagerando seu declínio - "Eu não posso ver, eu não posso ouvir, meu pulso dói", etc - ele reconhece que sua boca é na ordem de funcionamento perfeito, por isso a sua capacidade de expressar-se e iluminar os outros com o estilo de um artista não foi afetado com o passar do tempo. 
O zimbro Califórnia de Areia Canyon, com a sua madeira meia clássico oblíqua torcida mortos, metade formulário de madeira viva, e que era um exemplo da arte de João que o ajudou a ganhar o Arts Heritage Fellowship, em 1992, seria encontrado perto da entrada para o Parque Lakeside Bonsai Jardim perto do centro de Oakland quando o Golden State Bonsai Collection-Norte abriu lá em 6 de novembro de 1999. 
Uma semana depois, durante a convenção GSBF (Nov. 11-14), em Anaheim, CA, John fez uma aparição tanto para uma oficina de dez árvore e uma demonstração em que ele criou o que está sendo chamado Goshin Two. Desta vez ele não fez um esboço antes da demonstração de modo que ele não estaria trancado em um design. Ele prefere ter um plantio florestal saudável do que uma cópia de Goshin mortos. Além de seus alunos Nanpukai, John foi acompanhado pelo seu neto, Mike Naka, que estudou bonsai com seu avô por vários anos 37.

A fotografia colorida Warren Hill de Goshin agraciou o Outono 2000 capa do Jornal ABS. De nota são os arames finos crescentes de lugares ao longo do bordo exterior do solo até alguns dos ramos exteriores da composição. 








Alan Walker photo: John Naka, 03/22/02
John Naka, 03/22/02. 



Alan Walker photo: Alice Naka, 03/22/02
Alice Naka, 03/22/02.
(Fotos cortesia de Alan Walker, 05/11/07)

João foi homenageado na Exposição de Aniversário Quarenta Quinta e da Convenção da Sociedade Bonsai Califórnia, 21 de março a 24 de 2002. Por insistência de João, este mês uma nova eleição de oficiais NABF resultou em João ter sido eleito "presidente emérito" do grupo norte-americano e Laughlin Felix como o novo presidente do grupo. Por sua vez, o Conselho WBFF então aprovou a nomeação de Saburo Kato e Naka John como "Presidente Emérito" e "Vice-Presidente Emérito" da WBFF, respectivamente. 
Em meados de maio, John participou da inauguração do Jardim Passeio Kato, que foi adicionado ao Museu do Bonsai e Penjing no Arboretum Nacional, em Washington, DC amigos antigos que Saburo Kato e John Naka eram, os dois grandes mestres da arte conheceu um último tempo. 
E enquanto John privada queixou-se de artrite nos joelhos, sua obra-prima Goshin estava olhando em muito boa saúde 38. 








Alan Walker photo: John Naka & Ernie Kuo, 111102
John Naka e Ernie Kuo, 11/11/02. (Foto cortesia de Alan Walker, 05/11/07) 


A primeira edição da norte-americana Bonsai Federação Boletim foi lançado online em 08 de novembro. Como um tributo aos seus esforços de longa data, o Boletim NABF # 1 foi principalmente dedicada a John Naka. Melhores desejos e percepções pessoais de amigos e admiradores na América do Norte e em todo o mundo foram apresentados. Fotos de muitos dos jogadores-chave durante este primeiro Sensei 88 anos são nele apresentado.
Uma foto de John, com uma enorme shari 'd zimbro durante um seminário recente em sua casa, estampou a capa do mês de setembro / outubro de 2003 da revista BCI Bonsai. A história acompanha (pp. 20-22) tem doze fotos de Maio McNey, Heath Patrick, e Peter Bloomer tomadas a partir de final dos anos 1970 até agosto de 2003, 89 º aniversário de John.

  Na primavera de 2004, John doou sua árvore primeiro, um cipreste de Montezuma, o Bonsai eo Museu Penjing Nacional. 

Em 19 de maio de 2004, Grandmaster John Yoshio Naka morreu em Whittier Hospital Medical Center at 11:35 am Ele havia sido internado com complicações de telhas que, aparentemente, seu sistema imunológico comprometido e causou insuficiência respiratória e renal, três meses antes de seu 90 º aniversário. Seu legado viverá por diante. Um site francês rapidamente colocou-se uma caricatura de Goshin com a legenda traduzida: "John Naka passou Um sussurro de espanto vagueia entre os ramos de Goshin." 39. 

"Universalmente reconhecido como o artista bonsai mais famoso e mais popular da história, Naka-san tocou as vidas de cada um de nós, quer conhecê-lo ou não. John Naka era o tipo de pessoa que bem conectado com as pessoas, se eles eram os dirigentes ou o visitante pela primeira vez. John tinha uma propensão carismática por parecer de lembrar o nome de todos. E ele se lembrar de detalhes das árvores que você teve em oficinas que, mesmo que você provavelmente não se lembrava. John é lembrado por muitos por seu bonsai impressionante talento e conhecimento, mas ele tinha enormes habilidades políticas, também. Ele tinha uma capacidade única em vez de tolerar qualquer nível de habilidade, enquanto se esforça para a perfeição. Um grande líder e um grande amigo, João é uma lenda. " 

"Seu entusiasmo pela vida e pela bonsai era ilimitado, e seu senso de humor nunca foi mais espontânea do que quando ele contou uma história pela centésima vez e começou a rir o tempo todo. Ele foi generosa de espírito e com o seu tempo, e ele tinha . nenhuma paciência para mesquinhez ou pessimismo Dentre os seus atributos era a humildade, ele nunca se referiu a si mesmo como um 'mestre', mas como um "estudante". Ele considerou as árvores a ser os professores. " 

Um artigo de tributo consiste em 32 reminiscências, uma cor e 10 b & w fotos foi publicada em pp 6-10 de edição de julho / agosto / setembro da revista BCI Bonsai. A capa da edição n º 93, de Bonsai Hoje tinha uma foto de Goshin sobre ele e havia fotos de um casal de outras árvores de João no interior. 





DEPOIS


De janeiro / fevereiro / março de 2005 emissão de Bonsai BCI continha sete artigos do tributo e um cronograma entre as páginas 8 e 23, além de cor com 19 e 7 b & w fotos, um desenho animado, cor e 3 desenhos. 

Em maio, o mundo do bonsai reunidos no Y. John Naka Pavilhão Nacional do Bonsai e Penjing Museum, em Washington, DC como parte da Convenção Mundial da Amizade Bonsai Federação, para comemorar muitas contribuições de João para bonsai. Um filme impressionante foi mostrado sobre Saburo Kato eo falecido John Y. Naka, em homenagem a estes dois homens para o seu trabalho histórico na fundação da WBFF, que se dedica à promoção da paz através de bonsai. A sessão terminou com a ignição cerimonial do Círio da Paz por Saburo Kato. Após uma revisão das exposições de árvores, pergaminhos, pedras e vasos de Kato e Naka Mike, que representa a família Naka, o programa da convenção começou com alguns 960 participantes inscritos. 
Para dar uma indicação de renome João mundial e apreciação, o seguinte é um trecho de um relatório indiano sobre a convenção. A seção é de cerca de estudante João, Roy Nagatoshi: 




Ele aperfeiçoou um bonsai de Shempaki [sic] Juniper lado enxertado em um Juniper Califórnia.
Sua devoção ao seu mestre (guru) e mentor, o grande John Naka foi a parte
que realmente me tocou. Na cultura indiana antiga, o Guru é a soma total da trindade
- O criador Senhor Brahma, Vishnu o preservador e destruidor Senhor Shiva -
o pai ea mãe juntos. Naka Sein [sic], pelo que eu sei sobre
ele, era um verdadeiro Guru. O tipo que só começar a ler sobre nas histórias antigas da Índia.
Roy pago homenagem ao seu guru Naka e convidou seu neto Michael Naka para o
palco e disse que vai guiá-lo na elaboração da árvore através dos olhos de seu neto. [sic]
Foi sua última reverência ao guru. Ele trabalhou na árvore como um homem possuído
eo resultado foi uma obra-prima. "40



A primeira versão de um artigo da Wikipedia para John Naka foi publicado no final de março de 2006. 
Em 28 de junho de 2009, um vídeo tributo foi exibido no Japanese American Cultural & Community Center (JACCC, o maior centro cultural asiático-americana em os EUA) 29 º aniversário jantar de comemoração e premiação em Los Angeles. A Celebration of Heroes registra aqueles a quem o 2009 Pacific Pioneer Award foi concedido: comunidade fotógrafo Archie Miyatake, Nihon Buyo instrutor Senhora Kansuma Fujima, Urasenke instrutor cerimônia do chá, Sosei Matsumoto, taiko performer Seiichi Tanaka, e bonsai mestre John Yoshio Naka (a título póstumo - ver a marca de 3:35, com alguns comentários por Mel Ikeda). 
O grupo do Facebook John Naka Bonsaï, Fans & Bonsaïka foi criada em março de 2009. 

Alice Toshiko Mizunaga Naka morreu em 1 de agosto de 2011, por Cheryl Manning no National Bonsai Fundação Outono / Inverno 2011 boletim . 


COLETA DOS DESENHOS

No Bonsai Nacional reunião anual do Conselho da Fundação, em 2000, o conselho aprovou uma sugestão para ter cópias de desenhos de John Naka coletados para o Bonsai Nacional e Museu Penjing. Ao longo dos anos, John havia atraído centenas dessas imagens "futuro" do bonsai em formação, e muitos de seus alunos mantiveram-los como objetos. 
(John muitas vezes viu algo incomum para uma árvore, em seguida, relacioná-la a algo profundo (ou às vezes de maneira cativante espirituoso) para o telespectador. Francamente, essa visão sobre "conexões" era tão importante um aspecto a João como seu projeto real.) 
Ao reunir esses desenhos em um só lugar, qualquer número de opções se apresentam incluindo eventual publicação de material que seria um rico recurso para o projeto bonsai. No mínimo, com os desenhos no Museu pretende estabelecer um grande acervo para os pesquisadores. 
Para realizar a tarefa, conselho diretor Jack Billet se ofereceu para recolher os dados por e-mail. Jack pediu contribuintes para fazer fotocópias de seus desenhos originais feitos sob medida para caber em uma folha de tamanho padrão do papel de digitação (8-1/2 "x 11"), de modo que os desenhos podiam ser mantidos em um tamanho relativamente generosa, mas não muito grande forma a ser difícil de manejar. 
Para fins de referência, Jack propôs que o proprietário original do desenho, e quando e onde desenhada, ser identificado. Identificar o material de bonsai por gênero, espécie e cultivar também ajudar a categorizar os desenhos. Para o "lugar", tanto o evento bonsai ea cidade seria identificada. Se houve uma anedota contribuintes queriam compartilhar sobre o desenho, algo que John poderia ter dito (ou profunda engagingly espirituoso) que pensou conectado com o projeto real, foi solicitado que seja incluída também. Finalmente, uma nota que seja confirmada ou negada a permissão para o Museu de publicar (ou em forma impressa ou em forma de Internet) uma cópia do desenho fornecido era necessário.
Assim, uma folha de acompanhamento pode ler: 
PROPRIETÁRIO ORIGINAL:
DATA Drawn:
LOCAL:
ESPÉCIES, et al: 

ANEDOTA: 
Permissão para publicar
em formato impresso ou pela internet:
Permissão do proprietário
& DATA:


John Doe
1984/05/01
Golden State Convenção
oficina; Fresno, Califórnia,
EUA
Duende Negro Spruce - Picea
abies 'Pumila Nigra'

John disse não estar tão preocupado com a quantidade de corte. "Ela vai crescer mais." 
Sim
________________________________
(John Doe assinatura), 00/00/2000






E assim, originalmente programado para ser lançado no ano de 2002 foi uma nova publicação pela Fundação Nacional de Bonsai , os desenhos de John Naka editado por Jack Manning Billet e Cheryl.


John Naka's Sketchbook
Mais de 600 desenhos foram recebidas mais de 250 pessoas em todo o mundo. Este livro de mais de 80 desenhos foi finalmente emitida, como Sketchbook John Naka, em conjunto com a Convenção WBFF em maio de 2005 41. 







SENSEI


Em janeiro de 2007, o Texas State Exposição Bonsai, Inc. anunciou um sorteio de um busto de bronze em tamanho natural de John. Esculpida pelo artista internacionalmente proclamado profissional Donna Dobberfuhl (que também é membro do grupo), este único objeto de arte d'foisorteado em 19 de maio de 2007. Produto beneficiado o próximo permanente de classe mundial Texas State Exposição Bonsai em Austin, Texas 42.


Donna Dobberfuhl and John Naka bronze
Escultor Donna Dobberfuhl com seu busto de bronze de John Naka, intitulado Sensei
NOTAS


1 Técnicas de Bonsai (BT) por Jyn, pg. 257, "John Yoshio Naka," Bonsai Magazine, BCI, vol. XIV, No. 6, Julho / Agosto de 1975, pg.189, reproduzido a partir deToronto Bonsai Jornal: "Meu marido, o Homem de Bonsai", de Alice Naka, Revista Bonsai, BCI, vol. XXV, No. 3, May/June1986, pp 22-23 (capa essa questão é uma fotografia a cores de Goshin); Introdução Larry Ragle, pp 2-6, no mesmo Nina Shire Ragle de macacos caem das árvores (Laguna Beach , CA: Art Forms Nippon: 1987), "John Yoshio Naka: The Life and Times do Mestre Bonsai", de Thomas S. Elias, Bonsai, BCI, vol. 44, No. 1, Janeiro / Fevereiro / Março de 2005, pp 10-11;Demonstrações de Ouro, GSBF, Setembro / Outubro de 1994, pp 19-20; "História do Bonsai Ocidente" por Dorothy S. Young, International Bonsai Digest apresenta Bonsai Gems, Fall 1974, pp 93-94; "Bonsai mestre para poda de atividades" de Jean O. Pasco, The Arizona Republic, 18 de abril de 1992, pg. D2, originalmente, emOrange County Register "; Montezuma Cypress," International Bonsai, IBA, 1988/No. 4, pp 26-27; foto a cores de azul atlas de cedro com legenda em Jornal, ABS, vol. 28, No. 2, Verão de 1994, pg. 61; "suiseki - Sra. Toy Sato, Califórnia", de Ed Symmes, Revista Bonsai, BCI, vol. XII, N º 4, Maio de 1973, pg. 14; por "O fator custo" por Earl H. Donovan, Bonsai, na Califórnia, 1975, pg. 43:

Ele pagou quarenta dólares para seu potenciômetro primeiro chinês antigo.
Na época, era uma soma magnífica de dinheiro,
e ele estava relutante em deixar sua esposa, Alice, sei o quanto ele gastou.
"Eu lhe disse que era um pote de barata", disse ele.
No dia seguinte, um homem entrou e perguntou: "Onde é que a maconha dólar 40?"
Quando ele saiu, Alice quis saber, "Como é que ele gosta do seu pote barato novo?"
Nós não temos uma gravação de seu tom de voz.
2 BT por Jyn, pg. 257 e placa de cor 7 (foto de cedro adoptada em 1972), Placa de 9 (Kengai zimbro foto tirada em maio de 1972), e Chapa 2 (curva tronco zimbro foto tirada em 1973); artigo Alice Naka de, pg. Artigo de Elias, pg; 22. 10; Ragle, pp 7-8; "John Naka no Congresso Bonsai Atlanta '73", de Ann Getman, Revista Bonsai, BCI, vol. XIII, No. 6, Julho / Agosto 1974, pg. 28; por Khan Komai para Ernesta D. Ballard em Bonsai Journal, ABS, vol. 3, No. 1, Primavera de 1969, "Foi formada em 1950 por um grupo de sul-terra japonesa e 'a caucasianos poucos'." Bonsai, na Califórnia, No. 1 (1967), pg. 1; Artigo de Young, pp 93-94, também pg. 82; Internacional Bonsai, IBA, 1986/No. 2, pág. 12; Demonstrações de Ouro, GSBF, Setembro / Outubro de 1994, pg. 20, que dá 1955 como a data de fundação e tem o nome do quarto amigo como Yamashito; beleza atrás de arame farpado por Allen H. Eaton, New York: Harper & Brothers Publishers, 1952, que também afirma que houve mais de 90bonkei (seco paisagem em miniatura) os decisores políticos a Amache, dos quais apenas um já havia praticado antes. Fotos da exposição de arte acampamento deles são nas páginas 17, 19 e 89; RJB correspondência pessoal com Tania Rizzo, Arquivista, Historical Museum de Pasadena, 23 de setembro de 1999, "História da California Bonsai Society" por Khan Komai, Bonsai na Califórnia, vol. 3, 1969, pg. 38.
Artigo 3 º da Komai, pg. 38.
4 BT por Jyn, pp 257, 258, Placa de 8 cores (foto de azaléia tomada em Junho de 1962); artigo Komai, pp 38-39; "Space Birds & Borboletas", de William J. McCann,Bonsai, na Califórnia, Vol. . 5, 1971, pg. 38; afirma que os shows começaram em 1957, "Celebrando 35 Anos de Progresso", de Dorothy Terra, Revista Bonsai, BCI, vol.XXXII, No. 4, Julho / Agosto de 1993, pg. 28; artigo de Young, pg. 94; IB Bicentenário Digest, pg. 33; artigo Pasco de, pg. D2, a capa de Demonstrações de Ouro,GSBF, Março / Abril de 2002, vol. XXV, No. 2, é um b & w de Montezuma de João Cypress como exibido na mostra de 1958.
5 Bonsai Magazine, BCI, vol. XXII, No. 4, Maio, 1983, pg. 115; "IBC '83 Headliners Horizonte Bonsai" de Jean Smith, Revista Bonsai, BCI, vol. XXII, No. 5, Junho de 1983, pg. 161; Demonstrações de Ouro, GSBF, Maio / Junho de 1995, pg. 31;. BT por Jyn, cor Prata 5 (foto de glicínias tomada em março de 1966) e 15 (foto de elm tomadas em 1971); "GSBF coleção no Huntington," http://www.gsbf-bonsai.org/~~V huntington / GSBFHuntGalleryBonsai.html , acessado em 03/17/03.
Artigo 6 º da Komai, pg. 39.
Artigo 7 º da Komai, pg. 39; "sobre a capa," Bonsai Journal, ABS, vol. 19, No. 2, Verão, 1985, pg. 1; BT por Jyn, cor Placa 3 (foto de silverberry tomadas em 1969), 4 (cipreste foto tirada em 1971), 6 (carvalho foto tirada em abril de 1971), 10 ("Tora" foto tirada em 1970), e 11 ("Ryu" foto tirada em 1973); Há também um pequeno b & w da "Tora", de R. Shaner, tomadas no Bonsai Califórnia Show, em 1976, em Bonsai Magazine, vol. XVI, No. 2, Março de 1977, pg. 52; Kokufu conto por Jyn a demonstração, março de 1997, California Bonsai Society show de aniversário de 40 anos, cf. "Naka ​​e NABF" por Ted Tsukiyama, http://www.bonsai-wbff.org/nabf/newsletter1/1c.htm , o que dá a data como "1965, quando John visitou o 39 Kokufu-10 em Tóquio, onde foi introduzida para Kyuzo Murata, Iwasaki Daizo e outras figuras de destaque dos bonsais no Japão, não menos importante, sendo Saburo Kato. "; artigo de Elias, pp 12, 13, que dá o show como o" 29 Kokofu-10 ", cf.Lawrence, Guy "Bonsai como um passatempo para os Cegos" (Bonsai, BCI, setembro 1972, vol. XXI, No. 7, pp 238-239), uma história em primeira pessoa sobre um entusiasta do cego na África do Sul.
8 BT por Jyn, Cor Prata 13, Fig. 420; Bonsai Magazine, BCI, vol. VIII, No. 1, Fevereiro de 1969, da tampa e pg. 2, que afirma que "Sua árvore alta, principal foi escolhido em primeiro lugar na primavera de 1957" e que o grupo foi criado "em 1964 ou 1965.", "História Goshin" por Cheryl Manning, NBF Boletim, vol. XII, No. 2, Winter 2001, p. 4 (com pequeno b & w foto de Goshin datado 18 de outubro de 1969), que também afirma que a primeira árvore foi treinado em 1953 para a primeira demonstração de João para a sua primeira classe e combinado com outros dois em 1963. Um dos últimos foi um tronco de árvore dupla feita de dois troncos de igual tamanho e altura, que ele manipulou até a sua diferença de tamanho foi significativa. A outra árvore original era um espécime grande que o dono do Del Amo Início berçário estava disposto a participar com esta árvore, porque teve uma ligeira curvatura. Mas Imai ofereceu-lhe zimbros foemina mais três para John poderia fazer um plantio grupo de sete árvores. Logo o número de seis árvores e vários de seus substitutos morreram por causa da falta de furo de drenagem nas proximidades; Por Elsie Andrade na reunião Phoenix Sociedade de Bonsai 11/16/99 após a oficina GSBF, John declarou que a árvore do centro da composição era perdeu cinco vezes, porque não houve furo de drenagem logo abaixo desse local. John levou a plantação separados, um furo no recipiente, ea árvore próxima escolhido para o centro sobreviveram; Journal, ABS, vol. 5, No. 4, Inverno 1972, pg. 78 Errata corrige para o Outono, pg. 46: nove devem ler 11 para yoseuye John Naka de.
9 BT por Jyn, pg. 258.
Artigo 10 da Komai, pg. 39; Bonsai Journal, ABS, vol. 2, No. 2, Verão de 1968, pg. 14; Internacional Bonsai, IBA, 1983/No. 3 pp, 12, 14; Bonsai, na Califórnia, vol.3, 1969, Goshin é fig. 10 na pág. 8. John também tem "uma demonstração Bonsai fotográfica" com 16 b & w ilustrações em páginas 40-42 desse mesmo problema, e b & w Fig. 78 na pág. 35 de uma Ishi Kuzuya, uma pedra de visualização de palha em forma de cabana.
11 Conversa com Leroy Fujii de Phoenix Bonsai Society. A mesma história foi contada outras vezes para outros membros, por "Goshin História" de Manning artigo, a composição fez a sua estreia no Jardim Descanso durante a dedicação do Van de Kamp Hall.
12 BT por Jyn, pg. 258; Bonsai Magazine, BCI, vol. VIII, No. 2, Fevereiro de 1969, da tampa e pg. 2 com a observação de que o plantio "pode ​​muito bem se tornar um famoso nos EUA"; Jornal Bonsai, ABS, vol. 2, No. 2, Verão de 1968, pg. 2; Bonsai Journal, ABS, vol. 3, No. 1, Primavera 1969, pp 2, 14; Internet Movie Database,http://us.imdb.com/Name?Shimada, + Teru .
Artigo 13 Land, pg. 29; Demonstrações de Ouro, GSBF, Setembro / Outubro de 1994, pg. 20; Indianapolis Bonsai História do Clube,http://www.indybonsai.org/history.html .
14 Bonsai Journal, ABS, vol. 4, N ° 1, pág. 10, por George F. de Hull com 7 b & w fotos do autor; Bonsai Journal, ABS, vol. 5, No. 3, pp 2, 46-47, por George F. do casco com 6 b & w fotos do autor, ea nota que o ABS estava preparando um slide de cores definida da manifestação; BT por Jyn, pg. 258.
15 anúncios Várias nas revistas da especialidade para Naka-lideradas passeios; conversas com Leroy Fujii de Phoenix Bonsai Society, que foi na viagem de 1977; Revista Bonsai, BCI, vol. X, No. 1, Fevereiro de 1971, pg. 2. As entradas continuaram apenas até outubro de 1971, com outra para fevereiro de 1972. Página 2 de incluir outras questões fizeram haicai pelos poetas recentes e passados.
16 andares Jaboticaba por mensagem por Patrick Giacobbe, 02 Jan 2011, http://ibonsaiclub.forumotion.com/t5169-jim-smith-s-dura-stone-nursery # 52562 ; "Atividades e Idéias programa" Revista Bonsai, o BCI , Setembro de 1972, pg. 22; Bonsai Magazine, BCI, Dezembro de 1971, pg. 4; Bonsai Magazine, BCI, julho / agosto de 1978, pg. 197, com duas fotos b & w de João em casa com suas árvores.
17 "John Naka no Congresso Bonsai Atlanta '73" por Ann Getman, Bonsai Magazine, BCI, vol. XIII, No. 6, Julho / Agosto de 1974, pp 28-29; BT por Jyn, pg. 258, placas de cor 12 e 13, e figos. 420 e 421; "'Goshin' - The Making of uma obra-prima" por Dorothy S. Young, Bonsai Journal, ABS, vol. 18, No. 2, Verão de 1984, pg. 27 afirma que o aumento foi feito em 1972; por "Goshin História" de Manning artigo, "Em 1976, John tinha quatro netos mais, então Goshin cresceu para ser uma plantação florestal 11 árvores.", "Bonsai em Longwood Gardens", de Leslie F. Lutz, Jr., Bonsai Journal, ABS, vol. 12, N ° 3, pág. 53.
18 BT por Jyn ", o autor de Palavras"; Bonsai Magazine, BCI, vol. XIV, No. 1, Janeiro / Fevereiro de 1975, pg. 25; "Um evento Bonsai Grande - Slow como Bonsai que está sendo formada" por Susanne Barrymore, Revista Bonsai, BCI, vol. XV, No. 3, Abril de 1976, pp 72-73; "Cover Story," Bonsai Magazine, BCI, vol. XII, No. 10, Dezembro de 1973, pg. 3.
19 "O capim-elefante [sic] - Portulacaria", de James J. Smith, Revista Bonsai, BCI, vol. XIV, No. 10, Dezembro de 1975, pg. 302; A Saga Bonsai pelo Dr. John Creech, Washington, DC: National Arboretum EUA, 2001, pp 8, 23, 33-34; "Bonsai na América do Sul" em Bonsai Magazine, BCI, vol. XVI, No. 7, Setembro de 1977, pg. 228; "Um evento Bonsai Grande - Slow como Bonsai que está sendo formada" por Susanne Barrymore, Revista Bonsai, BCI, vol. XV, No. 3, Abril de 1976, pp.72-73, com 2 fotos b & w de Hellberg floresta; carta sem data, a correspondência pessoal de Zillah Willmott para RJB recebido em 23 outubro de 2002 que incluía uma cópia da carteira; Elias dos artigo, pp 13, 14.
20 anúncio de exposição total de página dupla para Crane produtos, Bonsai Magazine, BCI, vol. XVIII, No. 4, maio de 1979, pp 126-127; "Houston Bonsai Society, John Naka Workshop de Primavera", de Ed Wedin, Bonsai Magazine, BCI, vol. XVII, No. 8, Outubro de 1978, p. 259, com dois b & w fotos do autor, carta sem data, a correspondência pessoal de Zillah Willmott para RJB recebido em 23 de outubro de 2002; "Bonsai começa na imaginação", de Ira Jean Hadnot, Milwaukee Sentinel, 31 de maio de 1980 Parte 4 ( Wisconsin Living), pg. 3, fotos Sentinela de Mary Jones, "Entrevista com John Naka" por Georga Flaherty, Revista Bonsai, BCI, vol. XXI, n º 1, Janeiro / Fevereiro 1982, pp 21-25. Guia Nacional de cortesia imagem da capa de Max Miller, Tempe, AZ. Satsuki cortesia imagem da capa de John Romano, West Kingston, RI,. Artigo de Elias, pp 14, 15.
21 "História do Grupo de Estudos Bonsai - A Associação Indo-Japonês," Nichin Bonsai, 3-2003, pg. 1; artigo Pasco de, pg. D2; artigo de Elias, pp 14, 15.
22 Spohn, William "Bonsai De Material de Not-So-Perfeito", Abstracts, vol. 11, No. 2, Maio de 1983, pg. 2-3, com nove b & w fotos do autor;. "Retrato de Um Bonsai Shinji Ogasawara" por Ted T. Tsukiyama, Bonsai Magazine, BCI, vol. XXIX, No. 3, Maio / Junho de 1990, pg. Artigo de Elias, pg, 24. 14.
23 "Uma nova abordagem para o design de plantios florestais" por KL Seastrand, Jr., Jornal, ABS, vol. 17, No. 4, Winter 1983, pp 75-77, com cinco b & w fotos por Christine Hayward e dois desenhos de linhas anónimas; Internacional Bonsai, IBA, 1983/No. 3, projeto de João nas páginas 12, 14-15; 1984/No. 2, pp 11-15; 1985/No.2, pp 10-13; 1986/No. 2 pp, 12, 14-15, desenhos padronizados por Harvey B. Carapella.
24 De uma foto autografada lembrança da apresentação feita para Elsie Andrade do Bonsai Phoenix Sociedade; Bonsai Magazine, BCI, vol. XXIII, n º 1, Janeiro / Fevereiro de 1984, pg. 10; Bonsai Journal, ABS, vol. 18, No. 2, Verão de 1984, foto da tampa e na pág. 27 por Lutero Young, artigo Dorothy S. Young na pág. 27, e "Recepção Realizada Por John Naka no Arboretum Nacional" por Janet Lanman em pp 28-29; Internacional Bonsai, IBA, 1985/No. 3, pág. 23; 1985/No 1, pg. 24 tem Lanman b & w da foto de John dando os toques finais em Goshin o que coloca os tamanhos do mestre e sua obra-prima em perspectiva; por "John Naka honrado", Abstracts, ABS, vol.12, No. 2, maio-junho de 1984, pg. 2 ", duas outras árvores Naka, The Blue Atlantic cedro eo cipreste de Montezuma, bem como seis árvores da coleção japonesa, o Arboretum Nacional" estavam também com Goshin na Filadélfia, A Knight-Ridder artigo sindicado datado em Filadélfia correu nos jornais sobre João , Goshin e bonsai em geral: "Bonsai: zimbros Surreal refletir vida do artista de dedicação", de Al Haas, The Arizona Republic, 18 de março de 1984, pg. S47. Uma foto b & w de uma ameixa Natal bonsai acompanhava o artigo 1/3 de página; Per "Goshin História" de Manning artigo, a composição foi duas vezes exibida no Flor Filadélfia Show; artigo de Elias, pg.15.
25 "Tomar um Salto Quântico: Bonsai, nas Filipinas, Part Two" por Poncevic "Vic" Ceballos, Bonsai Magazine, BCI, vol. XXXVIII, No. 5, Setembro / Outubro de 1999, pp 40-41; "sobre a capa," Bonsai Journal, ABS, vol. 19, No. 2, Verão, 1985, pg. 1, e pequenas b & w pg. 10, com o subtítulo "John Naka e Chase Rosade preparar a árvore de cobertura para o Outono da revista [sic] questão." "Peça aos Mestres", pp 2-4; BT por Jyn, cor Prata 10. "Foto tirada de 1970.".
26 BT por Jyn, pg. 262, com b & w foto; Demonstrações de Ouro, GSBF, Setembro / Outubro de 1994, pg. 21.
27 Bonsai Magazine, BCI, vol. XXV, No. 3, Maio / Junho de 1986, da tampa e pg. 2 fotografia, por Peter Bloomer, cortesia dos EUA National Arboretum; Ragle, pg. 4;Internacional Bonsai, IBA, 1987/No. 1, pp 28-29; "American Regional Bonsai, IBC '86," Bonsai Journal, ABS, vol. 20, No. 3, Outono 1986, pg. 13; "Suíça - Coleta de árvores nos Alpes" por Gerhard H. Kurz, Revista Bonsai, BCI, vol. XXIX, n º 1, Janeiro / Fevereiro 1990, pp 3-5.
28 por RJB conversa com Nina Ragle, 18 de maio de 2002, no Simpósio Internacional sobre Scholarly Bonsai e Pedras perfil, Washington, DC, havia alguns ditos extras que não fazem isso no livro porque as suas traduções eram muito sutil para ser prontamente apreciado pela mente ocidental e / ou João não foi capaz de traduzir seus conceitos em Inglês, cortesia tampa imagem de Penny Schneck, Phoenix, AZ, "O Mundo de Masahiko Kimura" por Kay Urbanski, Jornal Bonsai, ABS, Inverno 1991, pp 12-13; artigo de Elias, pg. 17.
29 Anúncio em Revista Bonsai, BCI, vol. XXVII, n º 4, Julho / Agosto de 1988, pg. 17; "Remember the Alamo" por Jean C. Smith, Revista Bonsai, BCI, vol. XXVII, No. 6, Novembro / Dezembro de 1988, pg. 18 com b & w foto; artigo Kurz, pp 3-5; artigo de Elias, pg. 17; foto a cores de Ginpo com legenda em Bonsai Journal, ABS, vol.28, No. 2, Verão de 1994, pg. 61; Demonstrações de Ouro, GSBF, Setembro / Outubro de 1994, pg. 21; "Sweetgum Oriental," International Bonsai, IBA, 1989/No. 3, pp 26-27.
30 BT por Jyn, pg. 261, com b & w foto; Demonstrações de Ouro, GSBF, Setembro / Outubro de 1994, pp 20-21, 22; artigo de Pasco, pg. D2; Uma variação de dizer de João, por Internacional Bonsai, IBA, 1987/No. 1, pág. 29, é "Para um bonsai ideal ', você deve ser capaz de ouvir os pássaros cantam, o vento soprando e borboletas voando."; Foto a cores de romã de Alice com a legenda, Jornal Bonsai, ABS, vol. 27, No. 3, Outono 1993, pg. 107. Esta é a única referência descoberto até agora sobre as habilidades de Alice projeto; Elias, pp 17, 18.
31 Bonsai Hoje, No. 11, pp 4, 65; "International Bonsai Sem Fronteiras", de Martin Mann, Revista Bonsai, BCI, vol. XXX, No. 6, novembro / dezembro 1991, pp 3-9.
32 Bonsai Magazine, BCI, vol. XXVI, n º 1, Janeiro / Fevereiro de 1987, pg. 12, e n º 5, Setembro / Outubro, pg. 31; "A Visita Segunda Oki Ben para a Columbia, SA", de Maria Elena de Duran, Bonsai Magazine, BCI, vol. XXVI, n º 1, Janeiro / Fevereiro de 1987, pg. 18; "latino-americana Bonsai Federação Organizado", de José R. Santisteban, Bonsai Magazine, BCI, vol. XXXI, No. 4, Julho / Agosto de 1992, pg. 15.
33 Bonsai Magazine, BCI, vol. XXXI, No. 4, Julho / Agosto de 1992, pg. 21; "Oakland Bonsai Park - Vida e Morte entre pequenas árvores" por DM Roche, Nova Califórnia, Mídia Online, 14 de janeiro de 2000, http://www.ncmonline.com/arts-and-culture/2000-01-14 / bonsai.html .
34 Declarações de Ouro, GSBF, Novembro / Dezembro de 1994, pg. 5; "Empresa Prodigioso Federação foi um sucesso Bonafide, IBC'94 / GSBF XVII, um dia por conta de Dia", de Dorothy Terra, Demonstrações de Ouro, GSBF, Janeiro / Fevereiro de 1995, pg. 19.
35 "Colecção GSBF no Huntington," http://www.gsbf-bonsai.org/huntington/GSBFHuntGalleryBonsai.html , acessado em 03/17/03; correspondência de e-mail pessoal para RJB em 10 de junho de 1999 de Mike Sullivan, presidente , Gold Coast Bonsai Society, Fort Lauderdale, Florida.
36 Per Jyn como observado por RJB em demonstração, março de 1997, Bonsai Califórnia Sociedade show de aniversário 40; artigo curto e três fotografias a cores por Peter Bloomer pode ser encontrada na pág. 48 de Bonsai Magazine, BCI, vol. 36, No. 4, julho / agosto de 1997; NBF Boletim, Verão / Outono de 1997, vol. VII, No. 1, p. 1.
37 "O que é Up John?" por Cheryl Manning, Revista Bonsai, BCI, vol. XXXVIII, No. 5, Setembro / Outubro de 1999, pp 9-11. Consulte "Goshin II, um ensaio fotográfico", de David Gulick, Bonsai Hoje, No. 69, pp 58-61, com 16 fotos coloridas e "Goshin Dois: Canção de John Swan" por Cheryl Manning, Bonsai Magazine, BCI, Vol. . XXXIX, n º 4, Julho / Agosto de 2000, pp 30-33, com seis fotos coloridas, e um esboço b & w do G2 após o fato, por Manning "História Goshin" artigo "Uma vez por ano, John retorna ao Museu . para visitar seu velho amigo Multidões se reúnem para vê-lo trabalhar em sua obra-prima: um bonsai que pode ser rastreada até o início da carreira de João bonsai profissional "; da Roche" Bonsai Oakland Park artigo "..
38 artigo Tsukiyama internet, o "Naka ​​e NABF"; conversa RJB com Naka-san após RJB antes visto a coleção norte-americana durante o Simpósio Internacional de estudiosos sobre Bonsai e Pedras Viewing, 18 de maio de 2002. RJB tinham se reuniu brevemente com Jyn na recepção Huntington Jardim Botânico, março de 1997. Em Washington, John não conseguia colocar RJB, mas disse que eu não tinha um bigode antes - o que é absolutamente correto (até Maio de 2002 meu cabelo lábio superior era de apenas 4 meses de idade) corpo Sensei 's pode ter tido. de idade, mas sua mente estava tão afiada como sempre.
Artigo 39 Cheryl Manning "Montezuma memorável," Winter questão NBF 2004, de Boletim, vol. XV, No. 2, pág. 6; vários 19 de maio e 20 de maio de 2004 mensagens sobre o Bonsai Club Internet, especialmente por Theo,
http://home.ease.lsoft.com/scripts/wa.exe?A2=ind0405&L=bonsai&T=0&F=&S=&P=22967 ; "John Y. Naka, 89; Arte Trazido da Ásia Bonsai para o Oeste" por Joy Buchanan, Los Angeles Times o obituário, 24 de maio acessada 05/27/04; "Mensagem do Presidente", de Alan Walker, BCI, http://www.bonsai-bci.com/presmsg.html , acessado em 06 de setembro de 2004; 

40 "Mensagem do Presidente", de Alan Walker, BCI, http://www.bonsai-bci.com/presmsg.html , acessado em 06 de setembro de 2004, também na pág. 1 de Julho / Agosto / Setembro de 2004 questão da revista Bonsai: "Na celebração de uma vida ... John Yoshio Naka, 1914-2004", de David Meyer, Tucson Bonsai Society Newsletter, Julho-Setembro 2004 emissão; Bonsai referência Hoje por postagem a Internet newsgroup Clube Bonsai por Jim Lewis, 23 de outubro de 2004; "World Bonsai Convenção," NBF Boletim, verão 2005, vol. XVI, No. 1, http://www.bonsai-nbf.org/nbf/vol16no1.pdf ; "A Ponte Bonsai", pelo Dr. Saraswathy Unnithan, World Horticultura, vol. 5 Edição, 4, Janeiro-Março de 2006, pg. 42, enviado para RJB em um e-mail pessoal do Dr. Unnithan em 4 de fevereiro de 2006. Reproduzido com permissão do Dr. (Mrs.) Unnithan em 8 de fevereiro, que também afirmou que Mundial de Horticultura foi a única revista indiana lidar com horticultura e bonsai. 
41 "Coleta Desenhos Naka" por Chris Cochrane, NBF Boletim, Summer 2000, Vol. XI, N º 1, p. 4; correspondência por e-mail pessoal a partir de 29 de junho de 2000 Chris Cochrane. Livro a ser publicado por inserção na edição de Inverno 2001 do Boletim NBF, vol. XII, No. 2. Por artigo Cheryl Manning "Sketch Última John Naka, o" Inverno 2004 da questão NBF Boletim, vol. XV, No. 2, pág. 5; "Jack Billet: In Memoriam" no http://www.betterbonsai.com/billet/billet.html . 
42 por e-mail pessoal para RJB em 17 de janeiro de 2007 de Joseph McCoy de ttsbe.org que havia sido direcionado a esta página web. Nem RJB, este site nem o Phoenix Bonsai Sociedade está recebendo qualquer compensação em relação ao anunciar este evento. Nós vamos estar comprando rifas por respeito a nossa sensei tarde na esperança de que um dos bilhetes serão sorteados - mas nossas chances são as mesmas que qualquer outra pessoa.

VEJA TAMBÉM:
"Visitando com os Mestres - John Naka", de Peter Aradi, Jornal Bonsai, ABS, vol. 34, No. 3, Fall 2000, pp 119-122, com nove fotos coloridas. 

As ilustrações de John Naka

Um desenho da Califórnia Mike Página da Juniper feito em uma oficina de 1980. Mike ainda tem a árvore e grandemente os valores do desenho. Digitalização de desenho apresentado por Mike página.
Um desenho da Califórnia Mike Página da Juniper feito em uma oficina de 1980. Mike ainda tem a árvore e grandemente os valores do desenho. Digitalização de desenho apresentado por Mike página.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é de Buttonwood Jim coletados em Vero Beach, em 1973.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é de Buttonwood Jim coletados em Vero Beach, em 1973.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é de um Ficus salicifolia <i> </ i> originalmente criado por Mayna Hutchinson, em 1977. Em 1993 Jim adquirido a árvore e restyled-lo.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é de um Ficus salicifolia originalmente criado por Mayna Hutchinson, em 1977. Em 1993 Jim adquirido a árvore e restyled-lo.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é de um Ficus salicifolia <i> </ i> que foi criado por Jim em 1983. O bonsai morreu no ano passado devido aos danos do furacão.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é de um Ficus salicifolia que foi criado por Jim em 1983. O bonsai morreu no ano passado devido aos danos do furacão.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é de um afra Portulacaria Jim criado em 1957, sua Portulacaria primeiro. Há uma foto deste bonsai tirada em 1983 no livro de Paul Lesniewicz do 'Bonsai em sua casa ". Jim reestilizado no ano passado completamente diferente. Jim perguntou John a fazer um esboço desta árvore como uma cascata, ele fez, mas Jim nunca fez a alteração.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é de um afra Portulacaria Jim criado em 1957, sua Portulacaria primeiro. Há uma foto deste bonsai tirada em 1983 no livro de Paul Lesniewicz do 'Bonsai em sua casa ". Jim reestilizado no ano passado completamente diferente. Jim perguntou John a fazer um esboço desta árvore como uma cascata, ele fez, mas Jim nunca fez a alteração.

A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é de uma Lantana Jim criado em 1960, uma foto dele está no "Outstanding americano Bonsai", de Randy Clark. Foi na Colecção Nacional de Bonsai e já morreu. Em 1987, John passou uma semana com o Grupo de Estudo Jim, Jim pediu-lhe para fazer um esboço do bonsai em um novo estilo, que ele fez, mas Jim nunca fez a alteração.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é de uma floresta de pinho australiano que João criou para o Museu Morikami em 1977.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é de uma floresta de pinho australiano que João criou para o Museu Morikami em 1977.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é um dos muitos desenhos de bonsai que João fez do bonsai membros no grupo de Jim estudo em 1987.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é um dos muitos desenhos de bonsai que João fez do bonsai membros no grupo de Jim estudo em 1987.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é um dos muitos desenhos de bonsai que João fez do bonsai membros no grupo de Jim estudo em 1987.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é um dos muitos desenhos de bonsai que João fez do bonsai membros no grupo de Jim estudo em 1987.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é um dos muitos desenhos de bonsai que João fez do bonsai membros no grupo de Jim estudo em 1987.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é um dos muitos desenhos de bonsai que João fez do bonsai membros no grupo de Jim estudo em 1987.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é um dos muitos desenhos de bonsai que João fez do bonsai membros no grupo de Jim estudo em 1987.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é um dos muitos desenhos de bonsai que João fez do bonsai membros no grupo de Jim estudo em 1987.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é um dos muitos desenhos de bonsai que João fez do bonsai membros no grupo de Jim estudo em 1987.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é um dos muitos desenhos de bonsai que João fez do bonsai membros no grupo de Jim estudo em 1987.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é um dos muitos desenhos de bonsai que João fez do bonsai membros no grupo de Jim estudo em 1987.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é um dos muitos desenhos de bonsai que João fez do bonsai membros no grupo de Jim estudo em 1987.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é um dos muitos desenhos de bonsai que João fez do bonsai membros no grupo de Jim estudo em 1987.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é um dos muitos desenhos de bonsai que João fez do bonsai membros no grupo de Jim estudo em 1987.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é um dos muitos desenhos de bonsai que João fez do bonsai membros no grupo de Jim estudo em 1987.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é um dos muitos desenhos de bonsai que João fez do bonsai membros no grupo de Jim estudo em 1987.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é um dos muitos desenhos de bonsai que João fez do bonsai membros no grupo de Jim estudo em 1987.
A partir da coleta de Jim Smith, este desenho é um dos muitos desenhos de bonsai que João fez do bonsai membros no grupo de Jim estudo em 1987.
A partir da capa do Bonsai Técnicas II (Edição limitada de 500) que John Naka assinado para Página Mike em 1972. Além deste desenho, um haiku também foi incluído
A partir da capa do Bonsai Técnicas II (Edição limitada de 500) que John Naka assinado para Página Mike em 1972. Além deste desenho, um haiku também foi incluído

O Bonsai de John Naka

Preto japonês Pine Fotografia (Pinus thunbergii) por Átila Soos
Preto japonês Pine (Pinus thunbergii)
Fotografia por Átila Soos
Japonês Cork Bark Preto Pine ('Corticosa' Pinus thunbergii) Fotografia por Átila Soos
Japonês Cork Bark Preto Pine (Pinus thunbergii "Corticosa")
Fotografia por Átila Soos
Romã Fotografia (Punica granatum) por Átila Soos
Romã (Punica granatum)
Fotografia por Átila Soos
Romã Fotografia (Punica granatum) por Átila Soos
Romã (Punica granatum)
Fotografia por Átila Soos

Goshin

Fotografias de Patrick Giacobbe. Tomado no Arboretum Nacional em 1983, Patrick ficou desapontado ao ver que Goshin foi transformado de modo que a volta poderia receber a luz solar na época de sua visita. Muitos anos depois ele percebeu que as fotografias que tirou durante a visita que mostraram pontos de vista de Goshin que não são comumente vistos. Estas fotografias e os ângulos que eles foram baleados nos permite ver a genialidade de John Naka no trabalho. Esta floresta é realmente inspirador na medida em que mostra incrível equilíbrio eo fluxo mesmo de essas visões raras, oferecendo mais de uma visão única visualmente agradável.
Goshin - Fotografia por Patrick Giacobbe
Goshin
Fotografia por Patrick Giacobbe
Revista Eastman Kodak Fotografia Aplicada. Edição # 41, 1969
Goshin
Fotografia por Patrick Giacobbe
Goshin - Fotografia por Patrick Giacobbe
Goshin
Fotografia por Patrick Giacobbe

Perspectivas Outros

As fotografias seguintes e exames foram enviados para nós por Ed Trout quem tem os originais de Revista a extinta Eastman Kodak Fotografia Aplicada. Este esquema de 6 páginas com John Naka apareceu na edição # 41, de 1969.
Parece que bonsai como uma forma de arte estava vivo e bem em 1969. O método de sobreposição de criações Naka de bonsai em fundos estilizados usando as duas criações imaginárias e fotografias reais, deu um efeito dramático que é raro em apresentações de hoje.
Os estados a última página que uma definição de bonsai pode ser provado fotograficamente cortando o pote fora da imagem eo que sobra deve ser a "ilusão de realidade escala completa" e usado para julgar Exellence. Estou certo de que vamos todos concordam que os resultados deste experiement mostra a excelência e, como tal, reintroduz-nos a um método de fotografar bonsai que faria bem para tentar duplicar hoje.
Revista Eastman Kodak Fotografia Aplicada. Edição # 41, 1969
Revista Eastman Kodak Fotografia Aplicada. Edição # 41, 1969
Revista Eastman Kodak Fotografia Aplicada. Edição # 41, 1969
Revista Eastman Kodak Fotografia Aplicada. Edição # 41, 1969
Revista Eastman Kodak Fotografia Aplicada. Edição # 41, 1969
Revista Eastman Kodak Fotografia Aplicada. Edição # 41, 1969
Revista Eastman Kodak Fotografia Aplicada. Edição # 41, 1969
Revista Eastman Kodak Fotografia Aplicada. Edição # 41, 1969
Revista Eastman Kodak Fotografia Aplicada. Edição # 41, 1969
Revista Eastman Kodak Fotografia Aplicada. Edição # 41, 1969
Revista Eastman Kodak Fotografia Aplicada. Edição # 41, 1969
Revista Eastman Kodak Fotografia Aplicada. Edição # 41, 1969












































































































































































































Um comentário:

  1. estas são as e arte mais linda do mundo fico feliz parabens atodos os mestres.eu estou triste porquecomprei um bonsai parece um pinheiro mas naõsei o nome eu tirei ele do plastico com eplantei num vaso de bonsai ele esta todo amarelo eu coloquei adubo de ossos.meu deus sera que meu bom vai viver.eu vinha toda contente no onbus poque a muitos anos queria um mas não sei.meu divafrancisca11@gmail.com fiquem com deus.deus abençoe.a todos.

    ResponderExcluir