domingo, 24 de fevereiro de 2013

Pinheiro Negro - Um longo aprendizado!!!!!!



Pinheiro Negro
Planta comprada na feira de holambra em minha cidade, longo tempo sem fazer nada com ela, apenas ambientando, meia sombra!!!!!!

Sem forma, muito embolado, muitas agulhas amarelas, pouco entrada de sol na planta. Essa palnta estava em uma varanda tomando apenas o sol da manhã!!!!
Início da primeira aramação e tracionamento, retirada de agulhas secas, o primeiro objetico era deixar os galhos mais distribuídos para mais entrada de sol no interior da planta, visto que haviam muitas agulhas secas e amarelando.

Cuidado da acoragem, já tinha sido feita a poda das velas a pelo menos 1 ano ou um pouco mais, iniciava nessa fase a emissão de novas e vigorosas agulhas. 

                                    Depois de aramado e tracionado, foi para o sol pleno!!!!!


                                                            Buscando o caminho!!!!!



Cuidado da acoragem, já tinha sido feita a poda das velas a pelo menos 1 ano ou um pouco mais, iniciava nessa fase a emissão de novas e vigorosas agulhas. 
          Retirada das agulhas velhas,( repare no vaso as agulhas retiradas) agulhas novas sendo emitidas com vigor!!!!
                                              Depois de retirar agulhas velhas, por outro ângulo




                              Fita branca, colocada para servir de curativo para um ramo que rachou.



Nesse momento essa planta foi para o sol pleno, furei todo o vaso, fazendo uma espécie de mamadeira e o coloquei em uma jardineira, percebendo que as raízes estavam se desenvolvendo bem, resolvi arrancar o fundo desse vaso de plástico, e o coloquem enterrado em um novo substrato na bacia azul realizando o que se chama de falso transplante!!!!!
                       



Depois de um falso transplante vem se comportando bem. Sol à pino, o fundo do vaso marron foi retirado, futuramente essa lateral marrom de dentro vai sair. Usando um pouco de osmocote agora.

                                  Hora de retirar os arames. Agulhas brotaram com muito vigor


                                                      Frente ainda não definida - 1ª Opção!!!


                                                Provavelmente a parte de trás da planta.


    Abaixando alguns galhos, para que entre mais sol no interior da planta. Fita branca que servia de curativo foi retirada, o galho soldou, nem aparenta que foi rachado levemente.

                         Em busca de um caminho, começa a ganhar sinuosidade, muito para aprender.
Tentando dar radialidade para a planta, abaxaindo dos galhos permitindo maior entrada de sol no interior do pinheiro negro.

                Provavelmente a parte posterior da planta, múltiplos galhos.




De outro ângulo!!!!

Antes!!!!!

Depois do reposicionamento dos galhos!!!!

4 comentários:

  1. Ficou ótimo reposicionamento. Está mto harmonico. O pinheiro negro é uma especie muito bonita. Mas minhas experiencias com tuia me deixaram com receio de adquirir coniferas em geral kkkkk.
    Falso transplante ajuda no crescimento da mesma forma que um transplante copleto?

    ResponderExcluir
  2. Era uma mamadeira, mas como o vaso marrom estava muito pequeno, retirei o fundo, e coloquei ele na bacia azul, uma vez que não estava na época de realizar o transplante e a planta clamava por mais espaço!!!! Estou me adaptando ao Pinheiro Negro, tem sido um belo aprendizado!!!!!!! Acho que você deveria investir em um Pinheiro Negro e ir devagar com ele. Tenho certeza que vai gostar muito, para mim é uma das espécies mais lindas do Bonsai!!!!
    Obrigado pelo comentário Caroline Vargas!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Fala meu amigo!
    Pinheiro pra nós realmente é um dos maiores aprendizados. Ainda tenho que pegar o meu !!
    Fico satisfeito por conseguir domar o bicho que em nossa região, certamente, será o nosso tutor quando o clube tiver vários exemplares pois acho que ninguem tem.
    É bem legal ver como ele está verdinho e saudável, mas confesso que o estilo não ficou muito claro pra mim qual caminho quer chegar, talvez pelas fotos ou posição. A principio gostei bem da posição da penultima foto quando os arames cederam e ele voltou um pouco.
    De qualquer forma siga em frente e trata sempre novidades!!

    ResponderExcluir
  4. Bruno, quanto ao estilo, ainda não tenho nada definido, como o pinheiro é uma árvore muito complicada, por enquanto já esta sendo uma vitória o manter vivo, o maior objetivo desse tracionamento e levar mais sol para o interior da árvore, no mais é apenas deixar crescer, que ela mesmo mostrará o DO(caminho).

    ResponderExcluir