quinta-feira, 19 de abril de 2012

Grandes Mestres - Kyuzo Murata (Omiya-Japão)




Kyuzo MURATA



                                       O pai do moderno Bonsai no Japão 








Kyuzo Murata nasceu em 1902 na cidade de Takayama, Gifu Prefecture. Ele entrou Keio Gijuku University, Tóquio (cerca de 140 quilômetros ao sudeste de sua terra natal e duas milhas ao sul do Palácio Imperial), mas teve que sair sem se formar, a fim de receber tratamento para uma úlcera gástrica grave.Seguindo o conselho de seu médico, ele então passou cerca de vinte quilômetros a noroeste da capital "de Omiya, onde a água foi a fama de ter saúde-dando propriedades para os seres humanos, bem como para as árvores em miniatura. Inevitavelmente expostos à profissão exercida por vários outros moradores, Murata tentou sua mão para ela e logo descobriu que ele foi abençoado com um polegar verde. Ele estabeleceu o seu jardim, em 1926. " O acre e um lote de meio foi chamado Kyuka-En, o Jardim das Nove Brumas 1.
No final dos anos 1920 e início dos 1930, Kyuzo Murata e seus associados regularmente foi Furukamappu em Kunashiri Island (ao leste da grande ilha japonesa norte de Hokkaido). Esta foi a terra natal do abeto Ezo (Picea glehni). O lugar onde eles cresceram é chamado Yachi, um sapal com uma massa espessa de acumulado sphagnum. Este é um ambiente inóspito natural, onde a terra está coberta de neve a partir de meados de Setembro até meados de maio, um lugar onde o vento sopra sem parar. Murata e empresa iria arrumar as árvores que recolheu sobre a primeira ou segunda de setembro a cada ano e enviá-los para baixo para Honshu, principal ilha do Japão. As raízes foram acondicionadas em esfagno, em seguida, embrulhado em pano de saco e amarrado com barbante.As árvores foram então colocados em caixas especialmente construídos para o transporte. Eles iriam viajar de comboio e chegar Omiya pelo décimo ou décimo primeiro de setembro. No momento da coleta a maioria só tinha uma ou duas raízes vivas brancos mostrando. No momento em que eram transportados, e apesar do mau estado depois que eles chegaram, eles teriam uma profusão de raízes brancas vigorosas de crescimento para fora através da serapilheira.
(As raízes não fez inicialmente última em árvores em contentores. O bonsai mestre Tomikichi Kato foi quem determinou a forma de corrigir esse problema por volta de 1928. Durante os anos 1930, talvez o grupo mais premiado de árvores dos bonsais eram o abeto Ezo, para ser encontrada crescendo selvagem nas florestas do norte do Japão ao longo da tundra zona.)

Kyuzo Murata veio para servir a Casa Imperial em Tóquio, em 1931, cuidando de sua magnífica coleção de bonsai.
E ele começou a ajudar MASAKUNI I (Shichinosuke Kawasumi, 1880-1950) no desenvolvimento de ferramentas adicionais para bonsai. Um conhecido fabricante de tesouras arranjos florais e ferramentas de uso médico-corte, MASAKUNI em 1919 havia estabelecido uma empresa para levar ferramentas japonesas bonsai. No início dos anos 1920, ele inventou as primeiras tesouras especificamente projetados para uso em bonsai, e pouco depois saiu com o cortador de época de tomada de côncavo.
Em 1938, Murata exibiu uma de suas criações iniciais, uma árvore de 13 Ezo plantio grupo abeto a partir de material coletado. 2
"[Os cultivadores de bonsai em Omiya] estavam apenas começando a se tornar próspera novamente [- a maioria tinha reassentados lá de Tóquio, dois anos após o grande terremoto de 1923 -] quando a II Guerra Mundial eclodiu O projecto ea ênfase no aumento dos géneros alimentícios. reduziu o número de produtores Omiya de um pico de vinte e três [famílias] no final de 1930 para um, Murata.
"Apesar de sua saúde fez Murata imune ao projecto, as autoridades locais ordenaram que ele esqueça o bonsai - que exigia cuidados a tempo inteiro se fossem para sobreviver -. E obter arroz ocupado Ele apelou para o general no comando do distrito , um amigo da família, que revogou de forma com o dito caracteristicamente japonesa que «os funcionários locais bonsai mostrar a importância do desimportante." Murata estava livre para dar o seu bonsai toda a atenção que precisava. "
Ele coletados e preservados como muitos como ele poderia ficar juntos de outros produtores, e obteve permissão para armazenar e abrigá-los em sua horta em Omiya.
Um grande número de árvores notáveis ​​proferidas por muitas gerações - mas não cuidada por Murata ou de produtores de muito poucos outros - foram aparentemente perdidos em inflamados Tóquio ataques aéreos. Para minimizar a necessidade de cuidados em Omiya, o bonsai foram removidas de suas panelas e plantadas no solo. Rega foi feito tarde da noite. 3

Imediatamente após a Guerra do Pacífico, o imposto de luxo sobre bonsai foi tão alto que quase causou a extinção dos produtores em Omiya.
"[W] quando a guerra terminou, Murata não tinha dinheiro para manter seu jardim crescendo e não os clientes a comprar suas árvores. Ele estava a ponto de ocupar alguma outra ocupação quando, numa tarde de novembro de 1945, o destino interveio. A jeep contendo Lt. (jg) Leo R. Ball, da Marinha dos EUA, e John R. Mercier, um correspondente de um jornal de Washington DC, elaborou o seu portão do jardim. Eles eram entusiastas hortícolas que queriam ver a vila famosa bonsai. Depois que passou várias horas em admiração conhecedor das belezas do jardim, Murata tirou seu livro de Visitantes, que havia sido fechado em quatro anos, e pediu-lhes para escrever nele. Ambos os homens escreveram tributos brilhantes a beleza do jardim. Quando Murata tiveram suas inscrições traduzido, o calor das mensagens deixadas pelos inimigos recentes de seu país lhe deu coração para continuar seu trabalho um pouco mais. Aos poucos, como mais visitantes chegou, ele começou a prosperar. "
Durante a Guerra do Pacífico, a escassez de fertilizantes e de água afetou Colecção do Palácio Imperial, bem como aqueles em quase todo o resto. Algumas árvores fora da coleção que pereceram por causa disso, e muitos outros dentro e fora foram quase exterminados. 4

De 1949 a 1955, Kyuzo Murata foi presidente do Bonsai Nihon Kumiai (Associação Profissional Jardineiro Bonsai do Japão).
Ele foi muitas vezes em contato com Toshiji Yoshimura, um artista de bonsai e suiseki proeminente de Tóquio. Em um ponto, a Sra. Murata introduziu uma linda jovem senhora Omiya, Kazuko Nagano, ao filho do Toshiji, Yuji. Em 11 março, 1948 Yuji Yoshimura e Miss Magano se casaram. Yoshimura viria a deixar sua marca no mundo bonsai fora do Japão).
Murata era chefe entre 1954 e 1960 da União dos Produtores de Bonsai no Japão, no qual a capacidade que ele contribuiu muito para a causa da arte.
Sr. e Sra. Edward Holsten, dois dos curadores do Brooklyn Botanic Garden, retornou de um cruzeiro do mundo em 1958 tendo obtido um número de espécimes superiores de alguns dos melhores viveiros do Japão bonsai. Esta coleção de árvores foi finalmente importado em 1961. Sr. e Sra. Howard Phipps, Sr., também viajando para o Japão na década de 1950, trouxe de volta diversas árvores para começar a coleção que leva seu nome. A maioria dos espécimes de alta patente em ambas as coleções vieram de Murata do Kyuka-en 5.
Agora, Lynn Perry era um graduado da Escola de Pensilvânia de Horticultura para as Mulheres, e também estudou no Departamento de Arquitectura Paisagista da Universidade da Pensilvânia. Tornou-se o primeiro americano para estudar bonsai com um mestre japonês para um período de tempo prolongado. Para um ou dois dias por semana a partir de 1960 através da queda de 1962, ela recebeu a instrução de Murata. Após intensivo treinamento prático e teórico, ela foi premiada com um certificado de ensino por seu sensei. Durante este tempo, ela escreveu: Bonsai Árvores e arbustos, um guia para os métodos de Kyuzo Murata, que foi publicado em 1964 pela Imprensa Ronald. Enquanto no Japão ela também atuou como membro do pessoal do Adido Agrícola da Embaixada americana em Tóquio.
Após o seu regresso para os EUA, ela foi empregada pela primeira vez pelo arquitecto paisagista David Engel, e assistida com cursos de bonsai no Jardim Botânico do Brooklyn. Ela, então, tornar-se proprietário de Suzu-en Companhia de Bonsai (um importador ferramenta em Erie, PA), palestras, demonstrando e ensinando a todo o país, especialmente no Oriente 6.

Também em 1964, a publicação Inglês foi feita de Bonsai Kyuzo Murata de: Mini árvores envasadas por Shufunotomo Tóquio Co., Ltd. (a sua impressão vigésimo quarto seria feita em 1986.)
Dezessete membros da Sociedade de Bonsai da Grande Nova York foi a Japão em março de 1967, para estudar por uma semana com Kyuzo Murata. A turnê tinha levado um ano para planejar e coordenar. O grupo, incluindo Jerry Stowell, Perry Lynn Alstadt, Gyllenswan Marion, Hull George, e Derderian Constance, voou de São Francisco a Honolulu, onde se reuniu com os membros dos clubes locais de lá, e depois para Omiya. Na noite de domingo, o grupo teve jantar com o Sr. Murata ea sua esposa na pousada japoneses foram os americanos estavam hospedados. Na manhã seguinte, entrou pela
portas de Kyuka-en: "damascos e as ameixas estavam no auge de sua floração, magnífico bonsai velho com flores rosa e brancas, pintadas entre as sempre-vivas e árvores de folha caduca latentes." Cada dia, houve uma aula sobre os princípios da fiação, envasamento e enxertia. As tardes, eles visitaram as árvores nos viveiros outros bonsai lá.
Depois de outra semana de ver coleções em Tóquio e visitar o campo, o grupo passou a sul semana de Tóquio, incluindo visitas a Kinashi Takamatsu Bonsai Village (onde as árvores são produzidos em massa para comercialização na capital) e Nagoya (onde os entusiastas viu um forno de queima os recipientes feitos à mão em forma de mão-prensadas moldes).
Em 15 de junho, em Cleveland, Ohio, a American Society Bonsai (ABS) foi fundada. No encerramento dos seus rolos, um ano depois, havia noventa e nove indivíduos e quinze grupos como os sócios fundadores. Kyuzo Murata era o membro não-americano apenas no momento. A maioria dos que tiveram mais cedo viajou para o Japão estavam entre os sócios fundadores. Jerry Stowell foi eleito como o presidente ABS primeiro.
A edição de setembro da Digest O Leitor incluiu um artigo sobre Kyuzo Murata, "O mundo liliputiano do Bonsai", de Noel F. Busch (com quatro fotos coloridas).

Em março seguinte, com a maioria de suas árvores floridas em plena floração, mas tarde, Kyuzo Murata hospedado pela primeira vez um norte-americano Bonsai Sociedade grupo para visitar e estudar em Omiya. Em atendimento a Kyuka-en para os membros da área de Nova York eram colega de Murata, MASAKUNI Kawasumi, e dois dos melhores alunos das suas antigas, Masao Komatsu e Yasuji Matsuda. A capa foto b & w da edição de primavera (Vol. 2, No. 1) de Bonsai ABS 'Jornal era de 400 anos de idade, 40 anos, em treinamento Sargent zimbro (var Juniperus chinensi s. Sargentii) de berçário Murata do . O recipiente era de um cinza, pote antigo chinês unglazed 7.

Fevereiro e março de 1969 viu o segundo ABS turnê do Japão, liderado por Lynn Alstadt e Stowell Jerry. Depois de excursionar Takamatsu, Kyoto e Nagoya, uma estadia de cinco dias com Kyuzo Murata foi ainda realçado por visitas aos outros nove viveiros proeminentes bonsai em Omiya ea oportunidade de ver o prestigiado anual Kokufu Bonsai Exhibition, em Tóquio. 8
E uma edição de novembro da revista The New Yorker mencionado a chegada do célebre três metros de altura da árvore "Fudo" para o Jardim Botânico do Brooklyn. A página e um artigo meio de comprimento foi apropriadamente intitulado "A Juniper Velha."
Considerado entre 600 e 1.000 anos de idade, a árvore teria sido encontrado em 1910 pelo famoso caçador de bonsai árvore Tahei Suzuki e foi pela primeira vez com fio Kinsaku Saida, disse ser o maior mestre de fiação de todos os tempos. Fazendo sua primeira aparição pública em 1929, o bonsai recebeu o primeiro prêmio - e prontamente desapareceram. Seu proprietário na época era um magnata do petróleo japonês que estava com medo que as exposições iria estragar a árvore. Um lugar especial profunda dentro de sua mansão foi construída para o "Fantasma shimpaku" (como seria chamado por pessoas que viram a árvore durante a sua exibição apenas). Em 1946, depois de ter sobrevivido à guerra, a árvore foi comprada pela Yoshimatsu Hattori e recebeu o nome de "Fudo". O nome vem do "Deus do Fogo Fudo," um guardião imaginário do Buda contra todos os males, de pé em meio a queima de fogo sem se mover.Aparência "do Fudo", sugeriu chamas turbulentas.
Yoshimatsu Hatori morreu em 1960, e sua coleção de bonsai inteiro foi colocado à venda, exceto "Fudo", que foi levado por seu filho Osamu. Apesar de Osamu não estava interessada sobre bonsai, levou Kyuzo Murata vários anos para convencê-lo a vender aquela árvore em particular. Foi, finalmente, no verão de 1969, que "Fudo" veio a Murata em Kyuka-en, altura em que muitas pessoas não tinham realmente visto a árvore, exceto em uma fotografia.
Por Dr. George S. Avery, diretor do BBG, que foi fundamental na introdução de dezenas de milhares de americanos para bonsai e no desenvolvimento notável colecção do Jardim:


"[Esta árvore] foi visto pela primeira vez pelo Jardim Botânico de representantes em novembro de 1969 quando um grupo de turistas de membros jardim visitou o Viveiro Murata, enquanto no Japão. Depois de admirar muitas das árvores disponíveis para compra, dois membros do nosso grupo manteve vaguear para trás . olhar para um retorcido e trançado "veterano", um shimpaku (Sargent zimbro) Para ver que era para ler num relance a sua autobiografia - séculos solitárias de uma existência frugal em uma região de out-of-the-way montanhosa em algum lugar Japão, fustigada por ventos contínuos e tempestades de inverno, mas sempre com a força para sobreviver. O membro turnê cujo dom tornou possível a sua aquisição definitiva prefere manter o anonimato, mas como um administrador do Jardim Botânico, ela tem muito admirado e apreciado bonsai bem.
"Poucos dias depois da visita [foi decidido que a árvore] deveria ser [sic!] Na coleção do Jardim Botânico do bonsai ... e, através de um amigo japonês, que telefonou para o Sr. Murata na manhã seguinte, relatando interesse provável em adquirir a sua árvore para o Jardim Botânico. Ele foi evasiva, mas disse que iria enviar uma fotografia da árvore, para chegar até nós depois de nosso retorno aos Estados Unidos.
"Em dezembro, a fotografia chegou. A carta foi prontamente enviada a partir do Jardim Botânico ao Sr. Murata, acompanhado por uma ordem de compra para a árvore. Nenhuma confirmação foi recebida assim nas semanas que se seguiram outras letras foram escritas [em Inglês e Japonês] . Parecia que não tinha (ou não foram) para convencer o Sr. Murata que a árvore deve vir para fazer a sua vida nos Estados Unidos ...
"No início de julho de 1970, uma bela carta chegou do Sr. Murata. [Ele expressou seu sincero pedido de desculpas por não responder mais cedo. Ele teve que viajar para Osaka várias vezes configurar a exibição da mostra de Bonsai na EXPO '70.]
[Quando as pessoas descobriram que Murata estava contemplando o envio do shimpaku para a América, eles tentaram persuadi-lo a manter a árvore, mas finalmente ele decidiu não. Como ele escreveu em sua carta ao BBG,]
"" Pessoalmente, eu gostaria de manter essa árvore bem em minha coleção particular, enquanto eu viver, mas desde que eu estou no comércio, eu estou disposto a vendê-lo somente se algumas qualificações vitais são satisfeitas Recentemente, a poluição do ar no Japão. está se tornando insuportável para os seres humanos e, especialmente, para as árvores no jardim. A poluição é causada principalmente por automóveis. Não estou contra o progresso, mas as árvores não entendo. Eles só têm de sofrer e morrer em silêncio algum tempo. fui disse que o Brooklyn Botanic Garden é grande o suficiente para que ele não pode ter um problema de poluição no interior das suas instalações. Não há lugar na América como o Botanic Brooklyn Jardim, onde todas as facilidades necessárias estão disponíveis para o cuidado adequado. Acima de tudo, é muito importante que a American pessoas, a maioria dos quais ainda são relativamente estranhas à nossa arte do bonsai, terá a oportunidade de apreciar a árvore.
"'Estas foram algumas das minhas muitas razões, e, ao final, todos [a quem expliquei minhas razões aqui] entendido. Eu disse aos meus amigos que eu não iria vendê-lo mesmo por um milhão de dólares, se o Brooklyn Botanic Garden eram um viveiro comercial;. mas eu sei que o pessoal BBG iria amar e cuidar de minha árvore, não só profissionalmente, mas de todo o coração De qualquer forma, está tudo bem agora, e eu sinto como se eu estou dando a minha própria filha de um americano para se casar '".
 FUDO
"Fudo" chegou a Nova York com a Pan American Airways e foi oficialmente conheceu no Kennedy International Airport por Robert S. Tomson, Diretor Assistente do BBG, juntamente com representantes do Departamento de Agricultura dos EUA. O tratamento de fumigação prescrito foi realizado. "Fudo" foi colocado em exposição no BBG em uma gaiola blindado quarentena - onde permaneceu até o lançamento pela Divisão de Quarentena Vegetal do Departamento de Agricultura. Isso não parecia uma recepção de casamento apropriado para tão ilustre uma noiva, que ela respeitou o direito de importação de plantas e era uma precaução justificável contra a introdução de pragas vegetais, que, embora talvez não há problema em sua terra natal original, pode ser difícil ou impossível controlar se eles eram para escapar de um novo ambiente. 9
Em outubro de 1971, a multa shimpaku "Fudo" foi declarado morto. Seu corpo ainda está preservada no BBG onde permanece inspiradora. Provavelmente a mais antiga planta viva de qualquer tipo já enviados para os EUA, disse que era para ser de cerca de 850 anos de idade quando morreu depois de um ano aqui. Uma fotografia tirada em 1970 no Japão "mostra o ramo inferior, onde todos os problemas que aparentemente começou, não mostrando qualquer mudança visível, mas a folhagem em que ramo era mais fina do que o resto da folhagem."
"Ela partiu deste mundo deixando muitas recordações agradáveis ​​eo amor de muitas pessoas. Eu considerar que" Fudo "ainda é um ativo valioso para todos nós." 10

O set 1971 questão da Shizen Para Bonsai revista (Natureza e Bonsai) continha um artigo por Murata sobre os primeiros dias de Ezo Spruce bonsai. (O artigo seria traduzida em Inglês, editado e reeditado dezenove anos depois, em revista International Bonsai.) 11
Em novembro de 1971 uma turnê de workshops e Estudo do Japão ocorreu, aprovado pelo ABS. Lynn Perry Alstadt, Constance Derderian, George Hull, e Jerry Stowell levou a turnê que incluiu um seminário de quatro dias no jardim Kyuzo Murata do Omiya.
Um ano mais tarde, Luther e Dorothy Young conduziu uma viagem com aulas para o Japão e Hong Kong. Visitas foram pagos para Kyuzo Murata, Kawamoto Toshio, Wu Yee-sol, e outros hospedeiros e localidades 12.



Em maio de 1975, Kyuzo Murata (à esquerda) voou para os EUA para inspecionar o bonsai raro e valioso no Arboretum Nacional dos EUA que havia sido dado pelo Japão para comemorar o Bicentenário. Ele retornou em julho, com MASAKUNI Kawasumi (à direita, acima, nascido em 1923 e sucessor de seu pai agora é negócio de distribuição internacional) e outros quatro de Omiya.
Murata visitou o Brooklyn Botanic Garden, onde uma reunião de 300 pessoas ouviu sua conversa sobre a arte do bonsai. Citando The New York Times, 09 de julho de 1975: "Bonsai é a arte de galhos de poda e corte de raízes de fiação e que, eventualmente, resultar no controle do crescimento de modo que as árvores são treinados para viver em vasos", disse o Sr. Murata, porque o senhor. . Murata, um zen-budista, acredita que as árvores têm sentimentos, ele disse que fere a ser cortado "Mas tem que ser cortado", ele continuou, "A árvore deve entender que eu faço isso por amor - é como spanking meus filhos [sic]. "
Murata e Kawasumi foram os artistas convidados, tanto a convenção BCI em Miami Beach, FL ("New Horizons Bonsai," Executando a partir de 02 de julho a 6 e com a participação de 319 pessoas) ea convenção ABS em Kansas City, MO (realizada 10 de julho através de 12). Observações finais Murata de ABS na sequência de uma visão ampla de "o meu favorito eo assunto só eu ter conhecido toda a minha vida" foram: "Mais uma vez, gostaria de enfatizar que o bonsai não é um esboço simples da natureza, mas um reflexo do coração do criador. Por favor, criar o seu próprio bonsai americanizado e encher o mundo com esta arte pacífica. Sayonara, eu verei você em Tóquio. "13
A visita também foi uma turnê promocional para novo livro Kawasumi, o Bonsai com árvores americanas (Tóquio: Kodansha International, Ltd.). Murata tinha escrito a introdução deste trabalho. (Em 1971 o Japão Publications, Inc. tinha saído com Bonsai introdutória Kawasumi e do Cuidado e Uso de Ferramentas de Bonsai. Esse volume foi supervisionado por Murata.)O maior problema para o envio de bonsai no exterior em qualquer lugar é o solo: todos os países proíbe o solo de outro país sejam levados em devido microbiana e pragas maiores. No caso de árvores comuns, o solo ligado à planta é completamente removido e é submetido a um exame rigoroso. Isso não faria por 53 bonsai que faziam parte do presente Bicentenário do Japão para os EUA - talvez a lição com "Fudo" ainda estava fresca na mente de todos. Como um caso excepcional, o USDA decidiu que o bonsai juntamente com potes que, ao contrário, ser levada para o berçário Nacional e submetido à quarentena e cultivo com a ajuda do Japão por um ano. No final do período de quarentena, seria terminado. Os representantes da Nippon Bonsai Association estavam muito satisfeitos com estes acordos, dizendo que a América não só reconheceu como bonsai arte tradicional do Japão, mas também totalmente compreendidas as próprias árvores. O fato de que todas as árvores sobreviveram dotados com esse tratamento fora do padrão pode ser considerado um aceno para "Fudo".
Kyuzo Murata contribuiu com o Prefácio ao livro de Jerald P. Stowell, em 1978, guia do novato a American Bonsai (Tóquio: Kodansha International Ltd.).
No ano seguinte, um abeto Ezo (Picea glehni) treinado por Murata do material coletado e no estilo sinuoso ganhou um prêmio na Exposição de Bonsai Japan Criador 14.
Em 1984, o livro de Kyuzo Murata do Bonsai não shiki foi lançado.
Quatro anos mais tarde, o Ministério da Educação japonês Kyuzo Murata concedido a prestigiosa Ordem do Sol Nascente, em reconhecimento à sua contribuição à cultura japonesa e da sociedade. Ele foi o jardineiro bonsai primeiro a receber esta honra 15.
Uma tradução para o Inglês e adaptação do último livro Murata foi publicado pela Kodansha como Four Seasons de Bonsai em 1991.
E naquele 06 de setembro, com a idade de 89, o grande mestre Kyuzo Murata passada de vida. Na época, sua coleção particular de alguns mil árvores em uma trama Omiya acre e meia chamado Kyuka-en, Jardim das Nove Brumas, foi considerado por muitos como a melhor coleção de bonsai no mundo. Ele era o mais alto conselheiro da União dos Produtores de Bonsai no Japão e também Presidente do Comitê Gestor do Bonsai Kokufu Associação, que detém a mais prestigiada e somente para convidados Exposição de Bonsai anualmente 16.

"... Eu não poderia deixar de comparar o bonsai de seus primeiros anos e depois para as esculturas de Michelangelo em seus primeiros anos e mais tarde os primeiros trabalhos são excelentes, controlado e aperfeiçoado;. O trabalho realizado perto do fim da vida, a floração do Murata material e estudos incompletos de Michelangelo, em pedra, de escravos acorrentados são menos detalhadas. Eles são vitais, estudos impressionistas de grande poder com uma aparência de frescor e espontaneidade que desmente o controle sabemos guiado pelas mãos maduros desses mestres.
"Bonsai como toda grande arte cresce e muda, e é influenciada por seus praticantes bem-sucedidos. O Sr. Murata do [Four Seasons de Bonsai] arauto de uma mudança para bonsai para mais fresco expressão mais espontânea?" 17

       Uma obra póstuma, Bonsai, Natureza em miniatura, foi publicado pela Shufunotomo Ltd. no ano de 2000. O co-autor é listado como Isamu Murata,sensei do filho que nasceu em 1936 e começou a estudar bonsai-se em 1959. Após a morte de Kyuzo, Isamu assumiu a execução de Kyoka-en 18.

        





























  

   














































Kyuzo MURATAO pai da moderna Bonsai no Japão, Parte II






       Dezessete membros da Sociedade de Bonsai da Grande Nova York foi a Japão em março de 1967, para estudar por uma semana com Kyuzo Murata. A turnê tinha levado um ano para planejar e coordenar, com Lynn Perry Alstadt fazer arranjos. O grupo, incluindo Alstadt, Stowell Jerry, Gyllenswan Marion, Hull George, e Derderian Constance, voou de São Francisco a Honolulu, onde se reuniu com os membros dos clubes locais de lá, e depois para Omiya. Na noite de domingo, o grupo jantou com o Sr. Murata ea sua esposa na pousada japonês onde os americanos estavam hospedados. Na manhã depois que atravessou os portões do Kyuka-en: "damascos e as ameixas estavam no auge de sua floração, magnífico bonsai antigo com rosa e flores brancas, manchado entre as sempre-vivas e árvores de folha caduca latentes." Como este foi o primeiro grupo organizado a partir de os EUA para ter uma aula do Sr. Murata, ele tinha uma sala de aula e foi construído especialmente para a visita. A Companhia Nacional de Televisão do Japão vinha todos os dias para filmar os americanos e, em seguida, freqüentemente seria executado um segmento na televisão nacional. Cada dia, houve uma aula sobre os princípios da fiação, envasamento e enxertia. As tardes, eles visitaram as árvores nos viveiros outros bonsai lá. Em atendimento a Kyuka-en eram colega de Murata, MASAKUNI Kawasumi, e dois dos melhores alunos das suas antigas, Masao Komatsu e Yasuji Matsuda.


Cena da sala de aula no berçário Murata durante uma aula de plantio de florestas de faia.
A partir da esquerda: Marge Schweenensen, Lee Firth, Ed Watizak, Marion Gyllenswan e Jerald Stowell.
       Na semana seguinte consistiu de ver coleções em Tóquio e visitar o campo. Murata organizado para o grupo para visitar a coleção do imperador bonsai no Palácio Imperial, um privilégio a mais rara. O grupo chegou aos jardins do palácio às 8 horas da manhã, mas havia uma longa fila de pessoas esperando para ver os motivos. Murata, filha-de-lei foi para a cabeça da linha e falou um guarda no portão fechado. Em segundos, o grupo norte-americano foi conduzido por uma pequena porta secundária e pouco depois os entusiastas estavam vendo a coleção incrível. 
       O grupo se reuniu com alguns membros de Tóquio Bonsai Clube em Parque de Ueno no dia anterior um dos seus leilões, e inspecionou as muitas árvores , rochas e recipientes oferecido. Alguns dos americanos entraram as propostas vencedoras através Murata. Na semana seguinte foi passado ao sul de Tóquio e incluiu visitas a Kyoto (onde o local bonsai sociedade colocada em uma exposição especial em homenagem à visita), Kinashi Takamatsu Bonsai vila (onde as árvores são produzidos em massa pelos proprietários de 3 ª geração ou 4 de pequenos lotes para comercialização na capital) e Nagoya (onde os entusiastas viu um forno de queima os recipientes feitos à mão em forma de mão-prensadas moldes por artesãos qualificados).
       Em 15 de junho, em Cleveland, Ohio, o americano Bonsai Society (ABS) foi fundada por muitas das pessoas que estiveram em turnê no Japão. (Este foi, em parte, para difundir o conhecimento aprendido sobre bonsai através de uma organização nacional, e também para ter uma sociedade nacional assumir a responsabilidade, despesa e trabalho dos cerca de mil assinaturas para a revista do New York Bonsai Sociedade.) No o fechamento do ABS rola um ano mais tarde, havia noventa e nove indivíduos e quinze grupos como os sócios fundadores.Kyuzo Murata era o membro não-americano apenas no momento. Jerry Stowell foi eleito como o presidente ABS primeiro.
       Naquele verão viu também uma visita ao Kyuka-en pela Sra. Becky Lucas da África do Sul. (Em 1960 ela fundou a Sociedade de Bonsai da África do Sul em Cape Town.)
       A edição de setembro da Digest O leitor incluiu um artigo sobre Murata, "O mundo liliputiano do Bonsai", de Noel F. Busch (com quatro fotos coloridas).
Murata em seu jardim, da pg. 184 do Reader Digest artigo.
(pág. 188 notas que Murata tinha quatro assistentes na época, e deram de beber as árvores com mangueiras em miniatura.) 
       "Hoje ÅŒmiya ultrapassou em muito a sua prosperidade pré-guerra, com uma dúzia de plantadores de larga escala bonsai no negócio ao invés de dois dúzia de pequeno porte. Bonsai compradores de todo o Japão e do exterior vão até lá para comprar árvores, e os produtores de enviar suas melhores produtos ali à venda. "
       A capa foto b & w da edição de primavera 1968 (Vol. 2, No. 1) da ABS ' Bonsai Jornal era de 400 anos de idade, 40 anos, em treinamento Sargent zimbro ( Juniperus chinensis var. Sargentii ) de berçário Murata do . O recipiente era de um cinza, pote antigo unglazed chinês. 7


"Yuji Yoshimura com Kyuzo Murata Mr. & Mrs. em Jardim Bonsai Kyuka-en, Omiya, Japão 1968."
(de William N. Valavanis "Yuji Yoshimura, A Tribute Memorial",
em NBF Newsletter, No. 3,




       Fevereiro e março de 1969 viu o segundo ABS turnê do Japão, liderado por Lynn Alstadt e Stowell Jerry. Depois de excursionar Takamatsu, Kyoto e Nagoya, uma estadia de cinco dias com Kyuzo Murata foi ainda realçado por visitas aos outros nove viveiros proeminentes bonsai em Omiya ea oportunidade de ver o prestigiado anual Kokufu-10 Exposição de Bonsai em Tóquio. 8


       O marco 1970 questão da Science Digest continha uma referência ao Murata e mostrou BBG diretor Dr. Walter Avery com um 21 "pinheiro japonês alto, branco, do berçário do Murata. Havia também imagens de um 150-year-old chinês zimbro e um 93-ano de idade tridente de bordo (dotado da cidade de Tóquio para a cidade de Nova York) -. novamente, de Murata Então, um problema no início de novembro da revista The New Yorker revista observou a chegada do célebre três metros de altura da árvore "Fudo" para o Brooklyn Botanic Garden. A página e um artigo meio de comprimento foi apropriadamente intitulado "A Juniper Velha." 
       Considerado entre 600 e 1.000 anos de idade, a árvore teria sido encontrado em 1910 pelo famoso caçador de bonsai árvore Tahei Suzuki e foi pela primeira vez com fio Kinsaku Saida, disse ser o maior mestre de fiação de todos os tempos Fazendo sua primeira aparição pública em 1929, o bonsai recebeu o primeiro prêmio -.. e rapidamente desapareceu Seu proprietário na época era um magnata do petróleo japonês que estava com medo que as exposições faria estragar a árvore. Um lugar especial profunda dentro de sua mansão foi construída para o "Fantasma shimpaku "(como seria chamado por pessoas que viram a árvore durante a sua exibição apenas). 


De pg. 88 do artigo "japoneses árvores em miniatura," Vida , 07 outubro de 1946
sobre a coleta Keibun Tanaka de 20 anos de idade, 5.000 árvores no subúrbio de Tóquio, este retrato do que nós conhecemos como "Fudo".
Tem a legenda errada " 300-YEAR-OLD PINHEIRO está avaliada em US $ 2000. "
(A imagem em uma cópia de um longo artigo em nossos arquivos foi trazido à atenção RJB novamente
por Roberto Pagnin, Itália, 27 de maio de 2008 no e-mail pessoal.
Esta cópia obtido de Vida do Google Revista arquivos de fotos 
está listado como Alfred Eisenstaedt .)


Em 1946, depois de ter sobrevivido à guerra, a árvore foi comprada pela Yoshimatsu Hattori e recebeu o nome de " Fudo ". O nome vem do "Deus do Fogo Fudo," um guardião imaginário do Buda contra todos os males, de pé em meio a queima de fogo sem se mover . Aparência "Fudo" 's sugeriu chamas turbulentas.
       Yoshimatsu Hatori morreu em 1960, e sua coleção de bonsai inteiro foi colocado à venda, exceto "Fudo", que foi levado por seu filho Osamu. Apesar de Osamu não estava interessada sobre bonsai, levou Kyuzo Murata vários anos para convencê-lo a vender aquela árvore em particular. Foi, finalmente, no verão de 1969, que "Fudo" veio a Murata em Kyuka-en, altura em que muitas pessoas não tinham realmente visto a árvore, exceto em uma fotografia.
       Por Dr. George S. Avery, diretor do BBG, que era instrumental na introdução de dezenas de milhares de americanos para bonsai e no desenvolvimento notável colecção do Jardim:
       "[Esta árvore] foi visto pela primeira vez pelo Jardim Botânico de representantes em novembro de 1969 quando um grupo de turistas de membros jardim visitou o Viveiro Murata, enquanto no Japão. Depois de admirar muitas das árvores disponíveis para compra, dois membros do nosso grupo manteve vaguear para trás olhar para uma retorcida e distorcida "veterano", um shimpaku . (Sargent zimbro) Para ver que era para ler num relance a sua autobiografia - séculos solitárias de uma existência frugal em uma região de out-of-the-way montanhosa em algum lugar Japão, fustigada por ventos contínuos e tempestades de inverno, mas sempre com a força para sobreviver. O membro turnê cujo dom tornou possível a sua aquisição definitiva prefere manter o anonimato, mas como um administrador do Jardim Botânico, ela tem muito admirado e apreciado bonsai bem.
      " Poucos dias depois da visita [foi decidido que a árvore] deveria ser [sic!] na coleção do Jardim Botânico do bonsai ... e, através de um amigo japonês, que telefonou para o Sr. Murata na manhã seguinte, relatando provável interesse em aquisição de sua árvore para o Jardim Botânico. Ele foi evasivo, mas disse que iria enviar uma fotografia da árvore, para chegar até nós depois de nosso retorno aos Estados Unidos. 
      "Em dezembro, a fotografia chegou. A carta foi prontamente enviada a partir do Jardim Botânico ao Sr. Murata, acompanhado por um ordem de compra para a árvore. Nenhuma confirmação foi recebida assim nas semanas que se seguiram outras letras foram escritas [em Inglês e Japonês]. Parecia que não tinha (ou não foram) para convencer o Sr. Murata que a árvore deve vir para fazer a sua vida na América ... 
      "No início de julho de 1970, uma bela carta chegou do Sr. Murata. [Ele expressou seu sincero pedido de desculpas por não responder mais cedo. Ele teve que viajar para Osaka várias vezes configurar a exibição da mostra de Bonsai na EXPO '70.]
       [Quando as pessoas descobriram que Murata estava contemplando o envio do shimpaku para a América, eles tentaram persuadi-lo a manter a árvore, mas ao longo passado, ele decidiu não. Como ele escreveu em sua carta ao BBG,] 
       "" Pessoalmente, eu gostaria de manter essa árvore bem em minha coleção particular, enquanto eu viver, mas desde que eu estou no comércio, eu estou disposto a vendê-lo somente se algum qualificações vitais sejam atendidas. Recentemente, a poluição do ar no Japão está se tornando insuportável para os seres humanos e, especialmente, para as árvores no jardim. A poluição é causada principalmente por automóveis. Eu não sou contra o progresso, mas as árvores não entendo. Eles apenas tem que sofrer e, por vezes morrer em silêncio. Foi-me dito que o Brooklyn Botanic Garden é grande o suficiente para que ele não pode ter um problema de poluição no interior das suas instalações. Não há lugar na América como o Jardim Botânico do Brooklyn, onde todas as facilidades necessárias estão disponíveis para o adequado cuidado. Acima de tudo, é muito importante que o povo americano, a maioria dos quais ainda são relativamente estranhas à nossa arte do bonsai, terá a oportunidade de apreciar a árvore. 
       "" Estes eram alguns dos meus muitos motivos, e no final, todos [a quem expliquei minhas razões aqui] entendido. Eu disse aos meus amigos que eu não iria vendê-lo mesmo por um milhão de dólares, se o Brooklyn Botanic Garden era um viveiro comercial, mas eu sei que o pessoal BBG iria amar e cuidar de minha árvore, não só profissionalmente, mas de todo o coração. Enfim, está tudo bem agora, e eu sinto como se eu estou dando a minha filha com um americano para se casar. "





"Fudo" (b & w da ABS Jornal artigo;
cor fotografia de autor Yukio Murata e reproduzido com autorização.)

       "Fudo" chegou a Nova York com a Pan American Airways e foi oficialmente conheceu no Kennedy International Airport por Robert S. Tomson, Diretor Assistente do BBG, juntamente com representantes do Departamento de Agricultura dos EUA. O tratamento prescrito fumigação foi realizado, e "Fudo" foi colocado em exposição no BBG em uma gaiola blindado de quarentena, ainda úmido do banho inseticida. Lá, ela permaneceria até ser liberado pela Divisão de Quarentena Vegetal do Departamento de Agricultura. Isso não parecia uma recepção de casamento apropriado para tão ilustre uma noiva, que ela respeitou o direito de importação de plantas e era uma precaução justificável contra a introdução de pragas vegetais, que, embora talvez não há problema em sua terra natal original, pode ser difícil ou impossível controlar se eles eram para escapar de um novo ambiente. 9

Close-ups de "Fudo" mostrando embrulhar gaze protetora ao redor ramo fraco eo magnífico madeira morta. 
(Copyright Yukio Murata e reproduzido com autorização.)

       O especialista BBG do bonsai, Frank Okamura, que foi citado no referido novembro 1970 New Yorker artigo como sendo "profundamente preocupado com a faixa de gaze, uma vez que indicou o bonsai tinha sido gravemente ferido -. possivelmente durante a embalagem "Você pode ver que o madeira sob a gaze está começando a mudar de cor, e eu temo que pelo menos esse ramo da árvore está morta. "
       "Nós perguntamos se isso poderia ser fatal para todo o bonsai .
       "Eu não penso assim", Sr. Okamura disse. "Você sabe, todos nós vamos estar assistindo e fazendo tudo que podemos."        Em outubro de 1971, a multa shimpaku "Fudo" foi declarado morto sem nunca ter se aclimatar à sua nova casa, apesar de extraordinariamente especial cuidado. Seu corpo antigo com sua beleza específica ainda está preservada no BBG onde permanece inspirado em um caso especial na rotunda do edifício do Jardim de Administração. Provavelmente a mais antiga planta viva de qualquer tipo já enviados para os EUA, disse que era para ser de cerca de 850 anos de idade quando morreu depois de um ano aqui. Uma fotografia tirada em 1970 no Japão "mostra o ramo inferior, onde todos os problemas que aparentemente começou, não mostrando qualquer mudança visível, mas a folhagem em que ramo era mais fina do que o resto da folhagem."        "Ela partiu deste mundo deixando muitos agradável memórias eo amor de muitas pessoas. eu considerar que "Fudo" ainda é um ativo valioso para todos nós. "        (Em 07 de outubro de 2008 uma cerimônia memorial em homenagem a "Fudo" no BBG.) 10




Preservada Fudo no BBG, fotos c.November 2008 por ydde72183
(Fonte: http://www.servimg.com/image_preview.php?i=30&u=13511407 )


       O set 1971 questão da Shizen Para Bonsai (Natureza e Bonsai) revista continha um artigo escrito por Murata sobre os primeiros dias de Ezo Spruce bonsai. (O artigo seria traduzida em Inglês, editado e reeditado dezenove anos depois, em Internacional Bonsai revista.) 
        E em 3 de outubro deste ano e Rumiko Isamu Murata acolheu seu filho, Yukio, para o mundo. "Naquela época, o Sr. William Valavanis[depois de Bonsai Internacional fama] estava vivendo em Bonsaimura e ele [diria mais tarde] me que se lembrava o quão animado foi a minha mãe para me mostrar para ele ", Yukio recordaria mais tarde. O Muratas já tinha uma filha. 11
       Em novembro de 1971 uma turnê de workshops e Estudo do Japão ocorreu, aprovado pelo ABS. Lynn Perry Alstadt, Constance Derderian, George Hull, e Jerry Stowell levou a turnê que incluiu um seminário de quatro dias no jardim Murata do Omiya.
       Um ano mais tarde, Luther e Dorothy jovem levou uma viagem com aulas para o Japão e Hong Kong. Visitas foram pagos para Kyuzo Murata, Kawamoto Toshio, Wu Yee-sol , e outros hospedeiros e localidades.        Em 1973 Kainan Shobo publicou um trabalho que Murata surpervised.  Bonsai no Kata Tsukuri ( Como criar Bonsai ) foi escrito por Kazuo Nagai. Também este ano, Kyuzo editado Ko Kato Tomekichi-o de 27 Kaiki tsuizen chinretsu kinenchō ( Exposição Comemorativa Bonsai por ocasião do 27 º aniversário da morte de Tomekichi Kato ), um catálogo de uma exposição realizada no Manseien em 20 de setembro e publicado pela Shutsurankai. 12


       Em maio de 1975, Kyuzo Murata (esquerda, acima) voou para os EUA para inspecionar o bonsai raro e valioso no Arboretum Nacional dos EUA que havia sido dado pelo Japão para comemorar o Bicentenário. Ele retornou em julho, com MASAKUNI Kawasumi (à direita, acima, nascido em 1923 e sucessor de seu pai agora é negócio de distribuição internacional) e outros quatro de Omiya.
       Murata visitou o Brooklyn Botanic Garden, onde uma reunião de 300 pessoas ouviu sua conversa sobre a arte de bonsai. Citando The New York Times , 09 de julho de 1975: "Bonsai é a arte de galhos de poda e corte de raízes de fiação e que, eventualmente, resultar no controle do crescimento de modo que as árvores são treinados para viver em vasos", disse o Sr. Murata, porque o senhor. Murata, um zen-budista ., acredita que as árvores têm sentimentos, ele disse que fere a ser cortado "Mas tem que ser cortado", ele continuou, "A árvore deve entender que eu faço isso por amor - é como spanking meus filhos [sic] . "
       Murata e Kawasumi foram os artistas convidados, tanto a convenção BCI em Miami Beach, FL ("New Horizons Bonsai," correndo de 2 de julho a 6 e com a participação de 319 pessoas) ea convenção em ABS Kansas City, MO (realizada 10 de julho a 12). Em Miami, uma crítica styling Murata observou foi que as coroas de folhagens americano bonsai eram muito cheio e mal definido. Observações finais Murata de ABS na sequência de uma visão ampla de "o meu favorito eo assunto só eu ter conhecido toda a minha vida" foram: "Mais uma vez, gostaria de enfatizar que o bonsai não é um esboço simples da natureza, mas um reflexo do coração do criador. Por favor, criar o seu próprio bonsai americanizado e encher o mundo com esta arte pacífica. Sayonara , eu verei você em Tóquio. " 13


       A visita também foi uma turnê promocional para novo livro Kawasumi, o Bonsai com árvores americanas (Tóquio: Kodansha International, Ltd.). Murata tinha escrito a introdução deste trabalho. (Em 1971 o Japão Publications, Inc. tinha saído com Kawasumi de Bonsai e Introdutório de Cuidados e Uso de Ferramentas de Bonsai . Esse primeiro volume foi supervisionado por Murata.)








De pp. 14-15 de Bonsai com árvores americanas ,
com a legenda modesto "Uma visão de um viveiro de bonsai japonês típico."
(Foto cortesia de Roberto Pagnin, Itália, 27 de maio de 2008 no e-mail pessoal para RJB.) 

       O maior problema para o envio de bonsai no exterior em qualquer lugar é o solo: todos os países proíbe o solo de outro país sejam levados em devido microbiana e pragas maiores. No caso de árvores comuns, o solo ligado à planta é completamente removido e é submetido a um exame rigoroso. Isso não faria por 53 bonsai que faziam parte do presente Bicentenário do Japão para os EUA - talvez a lição com "Fudo" ainda estava fresca na mente de todos. Como um caso excepcional, o USDA decidiu que o bonsai juntamente com potes que, ao contrário, ser levada para o berçário Nacional e submetido à quarentena e cultivo com a ajuda do Japão por um ano. No final do período de quarentena, seria terminado. Os representantes da Nippon Bonsai Association estavam muito satisfeitos com estes acordos, dizendo que a América não só reconheceu como bonsai arte tradicional do Japão, mas também totalmente compreendidas as próprias árvores. O fato de que todas as árvores sobreviveram dotados com esse tratamento fora do padrão pode ser considerado um aceno para "Fudo".
       O 10 º Simpósio da Sociedade Americana Bonsai foi realizada em Tóquio a partir de outubro 17-21. Cerca de 200 pessoas participaram e uma exposição especial de 15 a 20 árvores foi organizado por Kyuzo Murata nas cerimônias de abertura realizada no Restaurante Chinzanso, anteriormente uma propriedade de um general japonês durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa. Uma das árvores era um pinheiro 350 anos de idade magnífico preto. Grande parte do resto do tempo foi gasto a visitar vários locais de Ueno Park para a fábrica de ferramentas MASAKUNI, a partir de uma parada em ÅŒmiya com boas-vindas pelo Sr. Murata ea sua família para uma visita de Kamakura da grande estátua de Buda .
       Em 03 de novembro de 1977, um grupo de 52 enthusists Havaí em uma excursão de duas semanas de vários sites de bonsai japonesas patrocinadas pelo havaiano Bonsai Association visitou Kyuka-En e três viveiros outros Omiya.
       Kyuzo Murata contribuiu com o Prefácio ao livro de Jerald P. Stowell, em 1978, guia do novato a American Bonsai (Tóquio: Kodansha International Ltd.). Por uma questão de fato, em julho de 1975 quando o Sr. Murata era os EUA, Jerry tinha mostrado a ele uma cópia de seu primeiro livro que a editora estava deixando sair da cópia e afirmou que Jerry estava interessado em publicar um outro com mais informações . Murata pegou as costas livro para o Japão e logo depois veio um contrato de Kodansha. Como a editora tinha também um escritório em Nova York, o novo manuscrito foi enviado por fax e para trás durante seus dois anos de gestação. (Em 1997, cerca de 29.000 exemplares foram impressos e o livro estava em sua impressão oitavo ou nono.)
       No ano seguinte, um abeto Ezo ( Picea glehni ) treinado por Murata do material coletado e no estilo sinuoso ganhou um prêmio no Sakufu-10 , Exposição Japão Bonsai Criador. 14
       (Em 1980, havia nove viveiros na aldeia: Fuya-pt (Fusazo Takeyama), Kyuka-en (Kyuzo Murata), Seiko-en (Tomio Yamada), Kanraku-en, Mansei-en (Saburo Kato), Toju- en (Hiromi Hamano), Ryuho-en, Ikko-en, e Sensho-en, e pelo menos um estúdio, todos perto da estação ferroviária ÅŒmiya-Koen.)
       Em 1984, o livro de Kyuzo Murata do Bonsai não shiki foi lançado.
       Três anos mais tarde, a United Press newsservice Internacional circulou um artigo de uma coluna de comprimento longo, que começou "Mais de 60 anos atrás, Kyuzo Murata descobriu as alegrias de criar um universo em uma panela de barro. Hoje, ele gosta de nada melhor do que compartilhar seus segredos com os novatos ... "        Em 1988, o Ministério da Educação japonês Kyuzo Murata concedido o prestigiosoOrdem do Sol Nascente , em reconhecimento à sua contribuição à cultura japonesa e da sociedade. Ele foi o jardineiro bonsai primeiro a receber esta honra. 15


  
Kyuzo Murata Fumi e Kyuzo Murata 
(Fotos de copyright Yukio Murata. Reproduzido com permissão.) 


Alan Walker, Kyuzo Murata, Lynn Perry e Dorothy Young, 04/07/89 
(Foto cortesia de Alan Walker, 05/11/07) 
       Uma tradução para o Inglês e adaptação do último livro Murata foi publicado pela Kodansha como Four Seasons de Bonsai em 1991.




       E naquele 06 de setembro, com a idade de 89, o grande mestre Kyuzo Murata passada de vida. Na época, sua coleção particular de alguns mil árvores em uma trama ÅŒmiya acre e meia chamado Kyuka-en, Jardim das Nove Brumas, foi considerado por muitos como a melhor coleção de bonsai no mundo. Ele era o mais alto conselheiro da União dos Produtores de Bonsai no Japão e também Presidente do Comitê Gestor do Bonsai Kokufu Associação, que detém a mais prestigiada e somente para convidados Exposição de Bonsai anualmente.Sua última visita à Colecção Bonsai Imperial para consulta tinha sido em 29 de agosto. 16
        "... Eu não poderia deixar de comparar o bonsai de seus primeiros anos e depois para as esculturas de Michelangelo em seus primeiros anos e mais tarde os primeiros trabalhos são excelentes, controlado e aperfeiçoado;. o trabalho realizado perto do fim da vida, a floração do Murata material e estudos incompletos de Michelangelo, em pedra, de escravos acorrentados são menos detalhadas. Eles são vitais, estudos impressionistas de grande poder com uma aparência de frescor e espontaneidade que desmente o controle sabemos guiado pelas mãos maduros desses senhores.
        "Bonsai como toda grande arte cresce e muda, e é influenciada por seus praticantes bem-sucedidos. Será que o Sr. [Murata do Four Seasons de Bonsai ] anunciar uma mudança para bonsai para mais fresco expressão mais espontânea? " 17



Um comentário:

  1. Material original de http://www.phoenixbonsai.com/KMurata.html por Robert J. Baran.

    ResponderExcluir