terça-feira, 10 de maio de 2011

A Poda: Quando e como podar?

 A PODA




 A poda é sem duvida o mais importante, é o segredo que faz com que um Bonsai cresça em boa saúde e se mantenha a "árvore em miniatura".

 Existem dois tipos de poda, são duas intervenções imprescindíveis no trabalho do bonsaísta, a chamada de poda aérea que proporciona iluminação, ventilação e forma ao Bonsai e a poda de raízes que lhe confere vida e saúde para poder viver num meio tão restrito, sendo esta ultima a mais delicada.


PODA DE RAÍZES  
Poda de raiz: Atividade muito delicada.


De Tempos em tempos todos os Bonsai necessita ter o solo substituído e com a sua substituição, as raízes podadas. Mas quando é que isto deve acontecer? Visto que o desenvolvimento de raízes é mais acentuado nas plantas mais jovens o intervalo de tempo entre cada transplante é variável, sendo fundamentalmente, ditado pela espécie e idade da árvore da seguinte forma.


Idades até 10 anos: Transplantar o Bonsai de dois em dois anos. Para as espécies tropicais cujo crescimento das raízes é rápido, transplantar anualmente.
Idade de 10  a 20 anos: O transplante é realizado a cada três anos.
Idade de mais de 20 anos: O transplante acontece segundo observação da massa radicular, para tal levantar a árvore da terra e observar  o estado do "bolo" terra/raízes, se não existir solo suficiente e as raízes ocuparem todo o vaso, então está na altura certa. Em casos extremos, as raízes "fogem" mesmo do vaso através do furo de drenagem.
Raízes tomando tomando conta do vaso, já sem o substrato



O replantio ou transplante passo a passo

 
Levantar a árvore do vaso: dependendo da forma da borda do vaso e/ou da condição do torrão, pode ser necessário o uso de uma espátula para a sua libertação. 

Destorroar: com o auxílio do palito, ou de um gancho apropriado (este último para torrões maiores), é feita a remoção do solo, em seguida, libertando/desembaraçando ou penteando as raízes mais finas, com movimentos radiais e no sentido do centro para a borda, evitando danificá-las. Em casos extremos, quando o torrão, ou parte deste, está muito compacto, deve-se usar água (por imersão ou jacto) como auxiliar.
As raízes podem ser irreversivelmente danificadas se expostas ao sol ou ao vento - cuide para que não se desidratem. 

Destorrando com ajuda de água.


Podar raízes: deve ser feito o desbaste das raízes de modo a equilibrar o comprimento das mesmas, cortar cerca de um terço (1/3).  Em caso de podar uma raiz mais grossa, aplique uma massa vedante apropriada, o corte deve ser feito de uma só vez com tesoura afiada para não esmagar.
Poda de raiz com tesoura própria e bem afiada.


Preparar o vaso: normalmente utilizamos o mesmo vaso. Primeiramente o vaso é lavado e aplica-se nos furos de drenagem uma rede fina de Nylon para evitar que o solo saia.
Tela - Colocada no fundo do vazo


Plantar: cobre-se o fundo do vaso com uma fina camada de gravilha ou areão para facilitar a drenagem e com isso evitar que as raízes fiquem ensopadas e apodreçam. Cobre-se esse areão com uma camada de solo e  assenta-se a árvore no vaso distribuindo as raízes em círculo. Cobrem-se com a mistura de terra de que já falamos  anteriormente . Com o palito é feita a acomodação do substrato entre as raízes. Deve-se depois apertar bem a terra com a ajuda de uma pá para eliminar possíveis bolsas de ar nas raízes e ter o cuidado de deixar visíveis as raízes grossas junto ao tronco, elas conferem maturidade ao Bonsai. Termina-se cobrindo com musgo, o qual tem dupla finalidade; o de manter a húmidade e o de embelezar o projeto assim como facilitar a sua rega. Pode ainda aplicar-se algumas pedras decorativas no vaso, aconselho a pedra vulcânica japonesa Ibigawa, existe à venda nos centro Bonsai. 

Regar: concluindo o replantio, efetua-se uma rega intensa. Mergulhar o vaso até meio numa bandeja de água durante uns minutos. Só deve voltar a regar quando a terra esteja seca, ter em consideração que as raízes foram cortadas e estão sensíveis, facilmente podem morrer. Durante três semanas evitar expor o Bonsai ao sol e ao vento. 

ATENÇÃO: Esta operação deve ser efetuada somente no inicio da época vegetativa, inicio da Primavera, logo que brotem as primeiras folhas, esta é a época em que as raízes estão em crescimento.
A copa é o espelho das raízes. Assim, na maioria das vezes em que o bonsai se mostra com folhas "pálidas", galhos secando e aparência debilitada, a causa está no sistema radicular. A água responde por 80% ou mais destes casos, seja por excesso como por falta.

PODA AÉREA

A poda de galhos e folhas também deverá ser realizada de uma maneira periódica, sendo sua frequência normalmente maior do que a poda de raiz. Nesta atividade temos ferramentas desenvolvidas,     especialmente para alguns tipos de plantas que necessitam que suas folhas sejam desbastadas e este procedimento se faz através de tesoura com ponta fina e pinças de diferentes tamanhos e formatos, assim como alicates  para os troncos mais grossos.
Podar quer dizer tirar galhos em excesso. É importante que através da massa folhar se possa ver o tronco o que ajuda com que a luz e o ar cheguem ao seu interior.
A época da poda dependerá da espécie de planta e da estação do ano, mas vai geralmente efetuada durante a Primavera / Verão.
Mas poda é também direcionamento, os galhos que crescem na parte inferior das pernadas serão eliminados por não serem naturais nas árvores em plena natureza. Bonsai é isso, é a imitação de uma árvore "gigante" em tamanho reduzido. Quanto aos galhos novos, eles crescem demasiado e se alongam saindo fora da silhueta do projeto, então há que os encurtar reduzindo-os a dois
conjuntos de folhas. A isto chamamos educação do Bonsai. Este método ajuda o aparecimento de novas pernadas pois a planta necessita repor a parte em falta, aumentando as ramificações.
Poda Aérea: Dando forma ao bonsai

2 comentários:

  1. Boa a matéria, mas eu acho meio arriscado desfazer todo o torrão a cada novo transplante; ou mesmo, fazer isso utilizando água. De certa forma os nutrientes se aderem à superfície da raiz e a água em excesso acaba lavando estas partículas; o que, somado à redução das raízes, pode sacrificar d+ a planta. Só exponho toda a raiz quando ela já está num substrato mais aerado, tipo o caco de telha. No mais, é sempre bom evitar o ressecamento das raízes durante o transplante. Não sei se ta certo, é só uma experiência. rs

    ResponderExcluir
  2. Na verdade acho que desfazer o torrão deve ser somente em casos extremos mesmo, quando a raiz já tomou conta de todo o vaso, e o substrato que esta aderido a ela já esta velho demais, sem nutrientes. No mais, acho que deve-se mesmo proteger o torrão, ainda que parcialmente afim de não sacrificar demais a planta, evitando ainda o ressecamento das raízes e a perda das partículas de nutrientes como vc falou. Eu acho que você está certo sim!!!
    Grande abraço e obrigado pelo comentário, vamos botar isso aqui pra frente KDX.

    ResponderExcluir