terça-feira, 3 de abril de 2012

Grandes Mestres - Cheng Cheng Kung’s

Mestre Cheng Cheng Kung’s

Eu considero tecnicamente e artisticamente incríveis os trabalhos dos artistas de Taiwan. O fato de Taiwan ter tido uma colonização Chinesa, Japonesa e Eropéia, fez com que a adversidade cultural criasse espaço para a inovação e imaginação em todas as artes.
Aqui uma matéria com um dos maiores mestres do mundona minha opinião.  Cheng Cheng Kung’ s vem desenvolvendo uma técnica de modelagem de madeira morta, que ele chama de “Si Diao”, essa técnica tem como objetivo a criação de Sharis, Jins, com caracteristicas muito naturais.
O mestre  Cheng Cheng Kung’s nasceu e foi criado em Taiwan. Cheng começou a sua carreira na criação de bonsais em 1980. Rodeado por lindas montanhas e paisagens de seu país, ele teve muitos momentos para observar o trabalho da natureza que estava ao seu redor.
Uma curiosidade é que o mestre Cheng iniciou sua paixão por bonsai em seu casamento, ainda bem jovem. Ele comprou vários exemplares para a decoração da sua cerimônia e seguiu com eles, se interesando permanentemente pela arte.
Trabalho 1 início
Trabalho 1 finalizado
Estudar o impacto do meio ambiente nas árvores criou a base para sua técnica de modelagem, “Técnicas de Carving” (Si-Diao). “Si-Diao” é um método de peeling de fibra de madeira com ferramentas especiais, sem deixar marcas de trabalho.
Trabalho 2 início.
Trbalho 2 finalizado
Cheng publicou seu “Bonsai Shari Si-Diao”, parte um e dois, em 2004.
Cheng também é membro fundador da “Taiwan Bonsai Creators Association”, fundada em 1998. Cheng teve várias aparições internacionais no palco de países como Estados Unidos, Itália, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Filipinas, Singapura, China, África do Sul e Coréia, entre outros.
Trabalho 3 inicio
Trabalho 3 finalizado
Em entrevista a Art Bonsai, Cheng comentou sobre seu trabalho com madeira morta:
Se você observar atentamente, mesmo tendo avançado arte do bonsai no japão, você ainda pode observar alguns traços artificiais no trabalho de modelagem, marcas não naturais permanecem na escultura. O Natural Shari sempre revela as belas texturas finas e as idades das árvores, porque um processo natural de corrosão (apodrecimento) ocorre em camada por camada, a descamação é natural.
Trabalho 4 inicio
Trabalho 4 finalizado
Para eliminar as marcas artificiais de escultura, eu tentei imitar esse processo natural, rasgando a madeira “de fibra por fibra” esse processo faz criar um Shari artificial bonito. Como demonstrei nos meus trabalhos, o Shari esculpido pode ter as mesmas características e qualidade do natural. Defino este processo de acabamento como “Si Diao”, como esta frase significa “escultura de fibra” em chinês.
Trabalho 5 inicio
Trabalho 5 finalizado



Seus belos trabalhos




































































































 Abaixo sequência de modelagem de um Juniper. Demostração de Cheng Cheng Kung’s:





























Nenhum comentário:

Postar um comentário