sexta-feira, 6 de maio de 2011

Primeiros Passos

A arte do bonsai vai muito além de plantar uma árvore em uma bandeja. Diversos fatores devem ser observados, como as espécies, o estilo, a proporcionalidade, a reprodução de um ambiente equilibrado para o cultivo, como, por exemplo,  o solo ideal, a luminosidade , a simulação da gravidade nos galhos.
Os primeiros passos para iniciar na arte do bonsai é conhecer as espécies mais indicadas para bonsai, bem como os estilos mais utilizados nessa nobre arte.
Outro ponto importante é conhecer qual o melhor tipo de clima para cada tipo de espécie, afim de que a escolha da espécie que melhor se adapte ao clima de sua região.
Há uma imensa gama de espécies que podem ser utilizadas no cultivo do bonsai, como a Acerola, Jaboticaba, Romã, Pitanga, Laranjeiras, Limoeiros, Pinheiros de diversas espécies, Sequóia, Bougainville, Buxinho, Caliandra (esponjinha), Azaléias, Serissa, Ficus, Pingo de Ouro, Pithecolobium, Lingsutro, Ulmus, Eugênia, Ficus, Acer e outras diversas espécies.
A dica é dar preferências a espécies com folhas pequenas, que são ideais para serem trabalhadas, um vez que ficam bem melhor no que refere a proporcionalidade da "pequena árvore".
Imagine uma árvore com pouca altura e com folhas grandes, a proporcionalidade ficará totalmente prejudicada.
Outras dicas é se informar quanto a insolação, ou seja, é importante saber se a espécie escolhida prefere muito sol, pouco sol,  meia sombra, além de saber qual o tempo de exposição, o excesso, bem  como,  a falta total dele podem matar seu bonsai.
Importante também é saber se a espécie escolhida gosta de muita ou pouca água, a rega de um bonsai deve ser sempre bem observada, pois o excesso de água também pode favorecer o aparecimento de pragas e fungos, podendo até mesmo culminar com a morte da planta, uma boa dica é regar o bonsai quando observar que a terra esta seca e ir regando até que a água saia por baixo do vazo. Lembrando que isso pode variar de espécie para espécie, devendo ficar sempre atento para as reações de cada planta.
 A época correta para realização da poda de cada espécie é de extrema importância, uma vez que se podar em época errada a planta pode entrar em um estado de dormência e parar de desenvolver ou até mesmo morrer.  Na poda ainda deve ser observando o estilo que se deseja.
A abubação também tem época correta para ser realizada,  lembrando que o excesso de abudo também matam o bonsai. Lembrete é que nunca adubar um bonsai em épocas secas, a abubação necessita de rega. Outra dica é tomar cuidado para não colocar o adubo em excesso e tomar cuidado para não colocar o adubo muito perto das raízes, isso pode aniquilar seu bonsai
Outro ponto chave é saber realizar as amarrações quanto necessários para dar a forma desejada ao bonsai, observando que tem espécies que não toleram bem a amarração. A amarração também tem época correta para ser feita, e deve ser sempre monitorada, para não ficar muito apertada, na medida que os galhos engrossam a amarração pode marcar os galhos, antes que isso aconteça a amarração deve ser retirada ou desapertada conforme a necessidade.
Costumo dizer que nada em excesso é bom para o bonsai, deve se buscar sempre o equilíbrio e a harmonia de todos os elementos do bonsai para que ele  tenha uma vida longa, lembrando que bonsais podem viver muitos anos, até séculos quando cuidados de forma correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário