terça-feira, 15 de maio de 2012

Grandes Mestres - Ben Oki



BEN OKI

Oki Ben
Quando Oki Ben viu pela primeira vez uma árvore de bonsai como uma jovem curiosa de seis anos, ele perguntou ao pai o que era bonsai. "É algo que as pessoas fazem quando se aposentar", explicou o pai. Felizmente para o mundo da horticultura, a Oki não esperar tanto tempo para começar.
O curador da coleção de bonsai no The Huntington, Oki é um dos maiores mestres mundiais da arte do bonsai. Treinou sob a tutela do lendário mestre John Naka, Oki tem dedicado mais de quatro décadas à arte e recebeu honras tantos como professora-se que vários prêmios levam o seu nome, incluindo o Prêmio de Design Ben Oki Internacional patrocinado pelos Clubes de Bonsai Internacional.
Oki BenEm um passeio recente pelo Tribunal Bonsai, onde dezenas de exemplares de bonsai são exibidas durante todo o ano, a Oki falou sobre seu ofício. Atrás dele, uma árvore em miniatura camélia coberto com flores rosa estava respondendo a mesma chamada sazonal, os seus homólogos em tamanho natural no Jardim Japonês. Oki apontou uma de suas árvores favoritas, um zimbro Califórnia cresceu de um toco meio morto estimada em mais de 350 anos de idade. Seu renascimento como um bonsai começou há 50 anos. Um tronco forte e saudável agora se curva graciosa em torno dos ossos secos brancos da madeira morta. Seus ramos vigorosos estender em direção ao céu.
Para o filósofo, bonsai muitas vezes é dito, para simbolizar a harmonia entre o homem ea natureza. Mas seu apelo principal, Oki acredita, é mais literal do que simbólica. "É relaxante", explica, com simplicidade característica. "É agradável de ver." E a julgar pela paixão que ele dedica a esta perseguição ao longo da vida, há poucas formas mais gratificantes de expressão criativa.
A palavra bonsai, que se pronuncia "OSSO suspiro", literalmente significa uma árvore plantada em um vaso. A amostra escolhida pode ser recuperada da natureza, como o coto zimbro, mas as árvores também podem ser cultivadas a partir de sementes ou mudas. Pinheiro preto japonês, bordos, olmos, zimbros, Ginkgos, camélias, e crabapples flores são escolhas populares, mas outras árvores também são adequadas. Durante um período de anos ou décadas, as árvores são podadas cuidadosamente para estimular o crescimento e treinou com arame para moldar galhos e troncos. O objetivo é alcançar a beleza naturalista ou estilizada em pequena escala. Dado o cuidado adequado, bonsai podem viver centenas de anos.
Talvez a razão pela qual o apelo de bonsai continua a crescer é que ele não pode ser experimentado em uma pressa. Pode muito bem ser o antídoto perfeito para o ritmo acelerado da vida moderna. Bonsai nos ensina a paciência, que requer carinho, e apela a um compromisso que muitas vezes dura a vida inteira.Para Oki Ben, que o compromisso se estende para o ensino ... e para a aprendizagem. E ele não tem pressa para terminar.
"As pessoas me chamam de mestre, mas eu ainda sou um novato", diz ele. "Cada dia com bonsai é o começo do dia."
Japonês-americano Ben Oki nasceu em Sacramento, Califórnia, em 1927. Aos seis anos, ele se mudou para o Japão, onde aprendeu paisagem japonesa e técnicas de pedra. Em 1950, Ben voltou para os Estados Unidos depois de se formar a partir de Matsu Moto Business School, e conseguiu seu empreendedorismo no paisagismo desde então.
Ben é admirado e em alta demanda em todo o mundo como um designer de jardim japonês, especialmente para o uso de pedras em suas composições. Trabalho de Ben projeto inclui o jardim da estrela tela Cybil Shepard em Memphis, Tennessee, e outros nas ilhas do Pacífico e América do Sul. Ben é um curador das coleções Bonsai na Biblioteca Huntington e Jardim Botânico, no San Marino, Califórnia.
Ben estudou bonsai sob mundo mestre John Naka, e ajudou-o com demonstrações e reuniões. Ben se tornou um dos mestres de renome internacional bonsai, e tem um papel fundamental na realização de convenções por meio de oficinas, demonstrações e sessões de crítica.
Ben tem vindo a crescer e ensinar bonsai desde 1958, especializando-se na Califórnia Juniper. Ele compartilha sua experiência hands-on e expertise em seu artigo, "Coletando Junipers Califórnia", publicado em uma revista britânica. Ele é bem conhecido por seu estilo robusto de forma livre, trabalhos minuciosos, fiação rápida, e hábeis árvore dividindo-técnicas.
A Sociedade Satsuki em Los Angeles concedeu Ben "Best in Show" em sua competição bonsai por quatro anos consecutivos. Em 1989, Los Angeles Cônsul Geral do Japão Seki Hiromoto honrado Ben com um prestigioso reconhecimento de sua RYU NO MAI "Dancing Dragon", um coletados Califórnia Juniper. Em 1991, a árvore se tornou uma parte da coleção norte-americana no Bonsai Nacional e Museu Penjung, Estados Unidos National Arboretum, em Washington, DC. 35-year Ben velha huckleberry é exibido como parte da Coleção Pacific Rim Bonsai da Weyerhaeuser em Tacoma, Washington.
Em Indiana, Cheryl e Charles Owens honrado com tanto Ben Ben Oki Prêmio de Design Internacional e da Oki Ben Prêmio Nacional de Design - os prêmios de excelência em bonsai qualidade do projeto - patrocinado pela Bonsai Clubs International (BCI) e da American Society Bonsai, respectivamente.
Desde 1984, Ben tem sido um líder "Ben Oki Japão Bonsai Tour" para visitar jardins, viveiros e lojas de cerâmica. Ben escoltaram o "Anexo Bonsai e suiseki e uma longa turnê do Japão" no 10o BCI Mundial Bonsai Convenção turnê em 1989.
Em 2001, a Oki Ben recebeu o Ryokuhaku-Juyukosho (Verde e Branco Achievement Award) da Sociedade Agrícola do Japão, e em 2003 ele recebeu o Prêmio Círculo GSBF de Sensei.
Ben é um ex-vice presidente da Sociedade Bonsai Califórnia, e presidente da Sociedade programa Satsuki. Ben é também um membro activo de outras organizações, incluindo o bonsai Bonsai Sociedade Americana, o BCI, o Kai Nampu, eo sul da Califórnia Capítulo de tthe japonês Satsuki Society.


Ben é também membro honorário das seguintes organizações:
Alabama Bonsai Society

Hotsprings Bonsai Society (Arizona)
Atlanta Bonsai Society

Kofu Kai
Bonsai Sociedade de Cali (Colômbia)

Lincoln Bonsai Society (Inglaterra)
Brandywine Bonsai Society (Pennsylvania)

Marina Bonsai Clube
Coastal Carolina Bonsai Society

Memphis Bonsai Society (TN)
Dungeness Bonsai Sociedade de Sequim, WA

Sansui-Kai do Sul da Califórnia
Greater Cincinnati Bonsai Society

Sul Africano Bonsai Society
Greater Kansas City Bonsai Society

Taguchi Bonsai Club (Vancouver, BC)






















































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário